Publicado por Redação em Dental - 07/05/2012

Dentes sensíveis requerem cuidados adicionais

Você sente uma pontada nos dentes quando come alimentos gelados como sorvete ou tenta apreciar uma xícara de café ou chá quente?

Se a resposta for afirmativa, está na hora de agendar uma consulta com o dentista para descartar causas como uma cárie ou um dente fraturado. Para muitos, o problema pode ser sensibilidade dental – uma condição muito comum que pode ser causada por uma variedade de fatores. A sensibilidade pode variar de uma pontada ocasional à dor frequente.

Conforme envelhecemos, a gengiva que se afastou dos dentes (recessão gengival) ou o esmalte dental que se tornou muito fino pelo desgaste expõe a superfície da raiz dos dentes, podendo causar sensibilidade dental.

Outras possíveis causas incluem a escovação com força demasiada e consequente desgaste do esmalte; o desenvolvimento de doença gengival (gengivite); a irritação temporária causada por produtos de clareamento dental; o apertamento ou o ranger dos dentes; a ingestão de alimentos ácidos ou o uso de enxaguatórios bucais ácidos; ou a ocorrência de sensibilidade temporária após procedimentos odontológicos de rotina.

Consulte seu dentista para saber a melhor forma de tratar seus dentes sensíveis. Ele começará excluindo ou tratando problemas dentais sérios. Ele irá também determinar se você necessita de uma aplicação profissional de flúor, pasta dessensibilizante ou um selante dental para fortalecer o esmalte e reduzir a sensibilidade, e pode, ainda, recomendar um creme dental dessensibilizante que ajude a bloquear a transmissão da sensação da superfície do dente para o nervo através do uso regular.

Se você tiver gengivite ou seu esmalte estiver desgastando por escovar os dentes com muita força, seu dentista também poderá revisar com você as técnicas apropriadas de higiene bucal para proteger seus dentes e reduzir a sensibilidade. Se você estiver apertando ou rangendo os dentes, seu dentista poderá recomendar que você use uma placa miorrelaxante (para evitar o ranger dos dentes) durante a noite e evite estresse. Ele também poderá indicar a redução da quantidade de alimentos ácidos na sua dieta.

Fonte: www.colgate.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Chá verde pode prevenir problemas na gengiva

Tomar chá verde todos os dias pode ser uma boa forma de prevenir problemas na gengiva, segundo estudo japonês publicado no Journal of Periodontology. Examinando 940 homens com idades entre 49 e 59 anos, os pesquisadores descobriram que a propensão a doença periodontal

Dental, por Redação

Diabete e problemas de saúde bucal.

As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e a diabete. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para a diabete.

Deixe seu Comentário:

=