Publicado por Redação em Dental - 28/08/2012

DF terá mais equipes do Programa Brasil Sorridente

O Programa Brasil Sorridente será ampliado no Distrito Federal, com o aumento do número de equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF) e com a criação de cinco novos Centros de Especialidade Odontológica.

Os serviços serão anunciados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 11 de setembro, às 10h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs (W/3 Norte quadra 501).

Segundo o gerente de odontologia da Secretaria de Saúde, Sérgio da Mata, a ampliação da saúde bucal no DF teve início no ano passado, com a contratação, pela SES/DF, de 178 cirurgiões dentistas, e prosseguiu este ano, com a contratação de 128 técnicos de saúde bucal. “Isso possibilitou que pudéssemos credenciar mais 55 equipes de saúde bucal, além das 23 com as quais já trabalhávamos”, explicou.

As equipes da Saúde da Família fazem o atendimento primário, como orientação aos pacientes, limpeza e obturação simples. Já o tratamento mais especializado, canal e cirurgia, é feito pelos Centros de Especialidades. Além dos cinco já existentes nos hospitais de Planaltina, Asa Norte e Taguatinga, Cerest na 712 Sul e na Unidade Mista (Taguatinga), os moradores do DF poderão receber atendimento nos hospitais de Sobradinho, Materno Infantil, Ceilândia, Santa Maria e no Centro de Saúde 11 de Ceilândia (Expansão do Setor “O”).

Outro reforço obtido pela Secretaria de Saúde para a área odontológica foi a concessão de 40 horas semanais para 86 dentistas e 69 técnicos de saúde bucal e o recebimento de 80 consultórios dentários completos pelo programa Brasil Sorridente, além de uma Unidade Odontológica Móvel, que percorrerá a área rural e as escolas. Sérgio lembra que além da ESF, todos os 60 centros de saúde do DF contam com dentistas, a porta de entrada para os usuários que necessitam de tratamento.

Fonte: www.vermelho.org.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Clareamento dental sem supervisão pode causar até câncer

O uso de kits clareadores de forma exagerada ou sem orientação profissional pode causar danos à saúde oral do usuário, inclusive, lesões cancerígenas

Dental, por Redação

Escova de dentes pode prevenir ou provocar doenças

Para que a escova de dentes, junto com o creme e o fio dental, possa cumprir seu papel de desorganizar o biofime – placa bacteriana – é preciso cuidar bem dela.

Dental, por Redação

Aparelhos móveis precisam de cuidado especiais

Como devo cuidar do meu aparelho móvel?

Dental, por Redação

Respirar pela boca prejudica saúde bucal

Respirar pela boca é um hábito que pode ser adquirido desde a infância. O problema é que não usar o nariz para inspirar e expirar pode comprometer a saúde oral e geral de uma pessoa.

Dental, por Redação

Ministério da saúde e cnpq lançam apoio a projetos em saúde bucal

Está aberta, até 13 de outubro, chamada que visa apoiar projetos de pesquisa e contribuir com a Política de Saúde Bucal Brasileira, o Brasil Sorridente. É a chamada pública MCTI/CNPq/MS - SCTIE - Decit 10/2012.

Dental, por Redação

Ações por um futuro livre de cárie já se tornam realidade na América Latina

Líderes mundiais em saúde bucal se reuniram na semana em que se inicia um dos mais importantes congressos da área odontológica - realizado plea International Association for Dental Research (IADR) -

Dental, por Redação

Estudo afirma que açaí pode ter uso odontológico

Uma pesquisadora paraense descobriu que o açaí é um potente corante natural para os dentes. Através de um estudo feito depois de observar que o fruto deixava o esmalte dos dentes coloridos, a dentista Danielle Emmi concluiu que o açaí é "um eficaz evidenciador de placas dentais".

Deixe seu Comentário:

=