Dieta do dia seguinte: como manter o peso após os excessos do fim de ano


investir no café da manhã saudável e dormir bem estão na lista!


Você seguiu a dieta à risca durante o ano, mas cometeu vários pecados gastronômicos nas festas de fim de ano? Não resistiu às rabanadas? Tentar evitar estes momentos é inútil, já que a maioria dos eventos sociais inclui comidas calóricas. Confira dicas para manter o peso após os excessos:


Fuja do jejum

Após tantas festas com o pé na jaca você pensa em passar o primeiro dia do ano sem comer nada? Desista dessa ideia, para o bem da dieta e da sua saúde. “O jejum não favorece o metabolismo e não ajuda na perda de peso”, explica o endocrinologista Alfredo Cury. Começar o dia com um café da manhã saudável é uma boa dica para ter energia sem exagerar nas calorias das próximas refeições. Invista em frutas, cortadas ou em forma de suco, e queijos magros. De acordo com a nutricionista Paula Castilho, “o café da manhã mantém o metabolismo acelerado e proporciona sensação de bem-estar ao longo do dia. O ideal é seguir essa regra sempre e não apenas após um fim de semana repleto de comidas calóricas”.    


Drenagem linfática turbinada

Nem só de alimentação vive alguém que deseja manter o peso. A drenagem linfática ajuda a eliminar toxinas e o líquido acumulado, reduzindo o inchaço. Segundo a fisioterapeuta dermato-funcional Marcela Rodrigues, é possível turbinar a massagem com a aplicação de produtos específicos, “a drenagem linfática ortomolecular facilita a absorção de oligoelementos, como fósforo, selênio, magnésio e cálcio, promovendo a nutrição celular e ativando o metabolismo. O procedimento ainda ameniza a aparência de celulite e reduz a gordura localizada”.


Durma bem

Dormir pouco por conta de tantos festejos pode alterar seu metabolismo. Aproveite para deitar mais cedo no dia 1º. “Passar a noite sem dormir afeta a liberação do hormônio leptina, que regula o apetite. Ele informa ao cérebro que o organismo precisa de mais energia, gerando menos sensação de saciedade. A pessoa comerá mais, armazenando gordura" orienta Paula.


Detox não é para todos

Passar o dia à base de líquidos pode debilitar o organismo e não vai ajudar, necessariamente, na dieta. Para a nutricionista Bia Rique, “nosso corpo possui mais capacidade de desintoxicação do que imaginamos. Em geral, uma dieta rotulada como detox aumenta a perda de líquidos e não exatamente de gorduras. Como não são todas as pessoas que apresentam retenção de líquido, a dieta não precisa ter este foco exclusivo. Ter em mente que você deve seguir um cardápio saudável e balanceado, de baixa caloria, já é suficiente”. Aumentar a ingestão de água também é uma orientação para esse período. “Quem está mal hidratado sente mais fome. O alimento é uma forma indireta que o organismo encontra para reter água”, diz Paula. Alfredo explica que “frutas e verduras também são fonte de água. Elas ainda oferecem vitaminas e minerais essenciais que podem não ter sido consumidos durante os excessos do fim de semana”.      

Fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar