Publicado por Redação em Carreira | 26/06/2020 às 11:04:48

Diversidade etária, um catalisador para aumentar a produtividade nas empresas



A idade pode ser uma das principais causas de discriminação no trabalho, principalmente em setores como a tecnologia. No entanto, em algumas empresas, percebemos que a inclusão geracional, do processo de contratação à promoção dos funcionários, é a chave do sucesso. Ao reconhecer diferentes gerações, as empresas alcançam mais inovação e equilíbrio, dois valores que resultam em um alto nível de produtividade.

A partir do processo de contratação, todas as gerações devem ser consideradas desde que o perfil do candidato demonstre capacidade, energia e maturidade para realizar o trabalho e obter os melhores resultados. A chave que garante produtividade e sustentabilidade é o comprometimento de cada funcionário e, ao mesmo tempo, a convivência em equipe.

É a coexistência intergeracional em que os jovens aprendem com os mais velhos e vice-versa. Por um lado, destacam-se a ilusão, o domínio das novas tecnologias e a perspectiva de um novo mundo. Por outro lado, aparecem contribuições como experiência, conhecimento e cuidado com a qualidade do trabalho.

Aproveite as diferenças para aprimorar uma identidade corporativa

De acordo com o relatório Visão Geral do Trabalho na América Latina e no Caribe de 2019 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as habilidades fundamentais para alcançar a máxima eficiencia e produtividade são as socioemocionais, como comunicação e trabalho em equipe; as cognitivas não rotineiras, como criatividade, pensamento crítico e a interpretação de problemas complexos; e as digitais, como programação, design de informações e gerenciamento de banco de dados. Todas elas podem ser encontrados em bons profissionais, independentemente da idade.

A aposta em jovens talentos permite incorporar uma perspectiva inovadora, uma mentalidade digital, criatividade e, acima de tudo, uma cultura global, que se tornou uma grande contribuição para o aprimoramento da identidade corporativa. No ambiente digital, ágil e rápido de hoje, são eles que possuem as habilidades para encontrar soluções imediatas e estão em constante integração com as novas tecnologias.

Por outro lado, a experiência e a estabilidade oferecidas por pessoas acima de 40 anos trazem enormes benefícios. A partir dessa idade, uma pessoa possui qualidades importantes para realizar um trabalho com maturidade e experiência. A maturidade ajuda no controle emocional, trabalhando com valores e mantendo a fidelidade. A experiência também os ajuda a tomar melhores decisões. Como exemplo, o aumento de funcionários acima de 40 anos faz parte do processo de contratação da Fortinet. Dos mais de 500 funcionários que a equipe Fortinet tem hoje na América Latina e no Caribe, 54% têm mais de 40 anos, ocupando cargos em todas as áreas e níveis, incluindo Vendas, Engenharia, Marketing, Recursos Humanos, entre outros.

O resultado é uma cultura de trabalho com alta produtividade e de crescimento econômico exponencialmente alto. Os funcionários mais velhos se sentem mais úteis e engajados, enquanto os mais jovens se sentem ouvidos e apoiados.

 O valor de uma boa comunicação

Cada geração tem uma maneira diferente de se comunicar. Estas são algumas recomendações para construir uma ponte de comunicação que aproveite a diferença de geração:

  • Encontre um equilíbrio entre a juventude e a experiência: ao adotar os valores da cultura organizacional da sua empresa, tente conhecer os diferentes estilos de trabalho e seja flexível com o que melhor se adequa a cada um. Por exemplo, se o horário da sua empresa é começar e terminar cedo, seja flexível se algum ‘millennial’ preferir chegar um pouco mais tarde e trabalhar uma ou duas horas mais.
  • Diversifique as técnicas de comunicação: é preciso levar em consideração como cada geração recebe melhor a mensagem, desde contato pessoal ou quadro de avisos para os mais velhos até uma mensagem na rede social da empresa ou um e-mail para os mais jovens. Assim, a empresa desenvolve uma cultura de comunicação única que entende de forma direta as sugestões e experiências dentro da própria organização.
  • Desenvolva planos para entender o equilíbrio entre vida pessoal e pessoal: para que os profissionais das gerações mais velhas e mais jovens possam ficar satisfeitos com a conformidade e o horário de trabalho na empresa.
  • Medie conflitos: Reconheça as diferentes reações que cada geração tem e desenvolva um ambiente de trabalho de respeito a opiniões diversas.

 

A chave é poder contar com uma equipe intergeracional. Quanto maior a colaboração dos funcionarios, mais eficiente uma empresa é. Mais importante que a idade, a motivação para o trabalho em equipe é baseada na proposição de desafios compartilhados que exijam colaboração entre seus profissionais. Equipes que possuem pessoas que pensam de forma diferente resolvem os problemas mais rapidamente, e é isso que se traduz em mais produtividade, eficiência e engajamento.

 


 

Fonte: Mundo RH


Tags: sem tags no momento!


Deixe seu Comentário:

=