Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/03/2014

Dizer o "sim" faz bem para a pressão, diz estudo

Em um novo estudo, publicado no periódico "The Journal of Hypertension", pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard analisaram 325 pessoas adultas que foram acompanhadas durante 2 anos como parte de um experimento randomizado e controlado. Aproximadamente metade dos participantes era casada. Eles foram submetidos a dietas rigorosas e usaram dispositivos para monitorar sua pressão arterial ao longo do dia.

Os valores da pressão arterial geralmente seguem um padrão diário: aumentam durante o dia e diminuem à noite. A diminuição da pressão sistólica (maior valor verificado durante a medição) em 10% é considerada normal, enquanto que a ausência dessa queda está associada a problemas cardiovasculares e a um índice de mortalidade, afirmou Finnian R. McCausland, um dos autores do estudo.

As pessoas que eram casadas, em especial os homens, estavam muito mais propensas a apresentarem essa diminuição noturna de pressão que os homens que não eram casados, mesmo após a inclusão de fatores como nível socioeconômico, idade, dieta e índice de massa corporal.

Os pesquisadores cogitaram a possibilidade de o casamento fornecer um grau de apoio social que faz com que as pessoas controlem melhor seu estado de saúde e nível de estresse. Ou ainda, "é possível que o fato de ser casado seja um marcador para as pessoas que estejam em geral melhores em relação a condições de saúde, nutricionais e mentais", escreveram os autores.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil caminha para modelo de saúde semelhante ao inglês

Para o superintendente-corporativo do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecina, o Brasil está caminhando para ter um setor da saúde baseado nos mesmos parâmetros do sistema inglês.

Saúde Empresarial, por Redação

Cartão do SUS é obrigatório para atendimento a partir de março

A partir de março, todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde (CNS) para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Pacientes enfentam superlotação e falta de higiene em hospitais públicos

Em um hospital público de Natal, a limpeza sobra para os acompanhantes de pacientes. Os corredores são imundos. Com a falta de limpeza provocada pela greve dos servidores, que já dura 15 dias, a proliferação de insetos é grande

Deixe seu Comentário:

=