Publicado por Redação em Dental - 10/12/2014

Doença periodontal pode diminuir a função renal em afro-americanos


Uma nova pesquisa da Philadelphia, EUA, mostrou que afro-americanos que sofrem de severas doenças periodontais têm um risco quatro vezes maior de desenvolver doenças crônicas no rim do que aqueles sem graves doenças periodontais. Somente nos Estados Unidos, 1 entre 2 adultos com cerca dos 30 anos tem doença periodontal Estudos anteriores documentaram o efeito da etnia na saúde periodontal e descobriram, por exemplo, que os afro-americanos eram duas vezes mais propensos a terem doenças comparados com os americanos.

No estudo atual, realizado na Universidade da Califórnia, em São Francisco, 699 afro-americanos foram avaliados e tiveram que ser submetidos a exames odontológicos completos. Durante a média de acompanhamento no período de 4.8 anos, os pesquisadores verificaram que aqueles participantes com graves doenças periodontais tiveram uma incidência de 4,2 vezes maior de doença crônica no rim comparados com pacientes sem doenças severas periodontais.

“Doenças periodontais são comuns e podem ser prevenidas e tratadas. O tratamento pode ser um caminho importante no sentido de reduzir as disparidades raciais e étnicas existentes em doenças de rim crônicas e terminais”, disse a professora assistente da Universidade da Escola de Medicina da Califórnia, Vanessa Grubbs.

Vanessa Gubbs apresentou o estudo intitulado “A associação entre doenças periodontais e o declínio do funcionamento renal de afro-americanos: O Jackson Heart Estudos”, durante a Semana do Rim, em 201 - um dos maiores encontros de nefrologias organizados pela Sociedade Americana de Nefrologia, realizado entre os dias 11 e 16 novembro, no Centro de Convenções da Pensilvânia, na Filadélfia.

Fonte: www.apcd.org.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Suplementos de proteína podem causar mau hálito

Em busca da boa forma, muitos atletas consomem sem controle suplementos vitamínicos que podem causar saburra lingual e halitose

Dental, por Redação

Crianças também são vítimas do mau hálito

A odontopediatra Erica Negrini Lia, professora-adjunta do curso de odontologia da UnB (Universidade de Brasília), garante que as crianças não estão livres da halitose, popularmente conhecida como mau hálito.

Dental, por Redação

Segundo pesquisas, 90% dos casos de mau hálito ocorrem de origem bucal

A deficiência na produção da saliva também pode originar o problema

Dental, por Redação

Descubra se tem mau hálito

Halitose significa "mau hálito", um problema que muitas pessoas enfrentam eventualmente. Calcula-se que aproximadamente 40% da população sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma época de sua vida.

Deixe seu Comentário:

=