Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/08/2011

Dr. Ghelfond investe em radiologia digital e reduz 90% do descarte

O crescimento de 20% no volume de atendimento de 2009 para 2010 já evidenciava a necessidade de altos investimentos para que o Dr. Ghelfond Diagnóstico Médico pudesse manter seu bom nível de atendimento. A tecnologia da informação foi então o grande suporte para a expansão e até permitiu a abertura de duas novas unidades não previstas no plano de negócios. Como a previsão é seguir em expansão de 20% a 25% em 2011, as inversões em TI seguem no plano da companhia.
 
“Temos obtido forte resultado com a entrada na região do ABC paulista e outras unidades localizadas em áreas periféricas. Mas, para mantermos a posição conquistada no mercado, precisávamos de ferramentas de gestão e maior integração”, aponta Márcio Moura, diretor de contratos do Dr. Ghelfond.
 
O processo de aquisição de novas soluções em busca de vantagens competitivas teve inicio há três anos, com a implantação de um sistema de telemedicina e de transmissão de exames de imagens para uma central onde uma equipe multidisciplinar realiza os laudos médicos. A solução que custou cerca de R$ 1 milhão trouxe imensa redução de custos, nas palavras de Moura, que prefere não informar o montante poupado.
 
Mas o grande ganho foi no aumento da capacidade operacional. “A telemedicina nos permitiu abrir duas novas unidades em locais com grande demanda: em Salvador e em Ceilândia, periferia de Brasília”.
 
O centro de diagnóstico também ganhou em qualidade dos laudos, afirma Moura. Ao juntar vários profissionais com diferentes especialidades, é possível obter uma segunda opinião em cada um dos exames.
 
O investimento em radiologia digital ainda permitiu redução do descarte de material em torno de 90%, um benefício em termos de sustentabilidade e em recursos.
 
Momentos
 
A segunda etapa de investimentos tecnológicos trouxe ao Dr. Ghelfond um sistema para que os laudos médicos fossem feitos por meio de gravações de voz e não mais escritos, o que facilitou a vida dos digitadores, desobrigados a compreender a letra tradicionalmente complicada dos profissionais da saúde e acelerou ainda mais a conclusão dos exames.
 
O terceiro momento da companhia se deu com a centralização do atendimento aos clientes, sendo que cada atendente pode responder por agendamentos em todas as unidades do centro de diagnósticos. Desenvolver uma solução adequada para que todas as informações necessárias ao atendimento estivessem na tela foi o grande desafio da companhia e até hoje há incrementos na solução desenvolvida.
 
Este passo garantiu maior agilidade no agendamento e entrega de exames, maior interligação entre as diversas unidades e, principalmente, otimizou recursos.
 
Com uma central unificada o paciente pode, com uma única ligação, marcar consultas ou obter informações de qualquer uma das unidades da rede”, lembra Moura.
 
Outro benefício dessa fase foi a redução de problemas burocráticos que interferiam no pagamento dos exames pelos convênios médicos: a central de atendimento passou a fazer também uma avaliação administrativa dos documentos dos clientes.
 
Por último, o desafio do Dr. Ghelfond era reduzir o absenteísmo em exames, um dos quesitos de maior importância do negócio e fator fundamental para aumentar a produtividade. Assim, um sistema de mensagem de texto do tipo SMS foi agregado ao de agendamento.
 
Resultados
 
Foram três as boas notícias com a implementação da confirmação de comparecimento. A primeira foi a redução do custo de telefonia, visto que antes as conformações eram feitas do modo tradicional: ligação. Ainda, a novidade liberou recursos humanos que puderam se voltar para outras demandas. Por último, houve uma queda de 30% no absenteísmo. Até o final do ano, Moura acredita que o sistema permitirá uma queda de 60% nas ausências em exames em relação a 2010.
 
As inversões em tecnologia da informação, no entanto, ainda não chegaram ao fim e Moura promete novidades no próximo período.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 26.08.11

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