Publicado por Redação em Dental - 18/06/2013

Dupla saliva e chiclete é aliada da saúde bucal

Como sabemos, a saliva ajuda a manter a boca úmida. Quando comemos, o fluxo de salivar aumenta, permitindo-nos mastigar e engolir os alimentos. A saliva também tem efeito protetor. Ela neutraliza os ácidos, quando comemos carboidratos que reduzem o pH da boca, e remove os resíduos de alimentos que ficam após as refeições.
 
A maioria dos americanos masca chicletes sem açúcar como um "hábito natural" para purificar o hálito, limpar a boca após as refeições, fortalecer os dentes e ter uma sensação de bem estar ao final de um longo dia. A combinação da saliva com a goma de mascar sem açúcar estimula o fluxo salivar, neutralizando ainda mais os ácidos acima do pH crítico de 5,7. (1, 2)
 
Para você, o que significa isso? Significa que você pode diminuir as lesões de cárie causadas pelos tipos de alimentos que você ingere. Depois de comer, o pH da placa bacteriana torna-se ácido durante um período de tempo e afeta os dentes, enfraquecendo-os e tornando-os suscetíveis à cárie.
 
Foi realizado na Europa um estudo, com duração de dois anos, com um grupo de crianças da 3ª à 5ª série, propensas à cárie, que não faziam uso de água fluoretada, mas usavam diariamente um creme dental comum com flúor. As crianças foram distribuídas entre um grupo controle positivo e um grupo de controle negativo que não usava goma de mascar sem açúcar. Os componentes do grupo controle positivo mascaram, todos os dias e durante 20 minutos, um chiclete sem açúcar após cada refeição. Foram feitos exames no início do estudo (momento inicial) e após o primeiro e segundo anos com o objetivo de determinar o número de dentes restaurados, cariados ou ausentes.
 
Depois do primeiro ano, os resultados mostraram que o grupo de crianças que mascavam chiclete com sorbitol teve o número de lesões de cárie reduzido em 41,7% em relação ao grupo de controle com crianças que não usaram a goma com sorbitol.
 
As lesões de mancha branca também foram registradas nos dois grupos de controle positivo e negativo e mostraram uma redução 43,6% em relação ao grupo de controle positivo após um ano. Depois de dois anos, registraram-se, em relação ao grupo de controle negativo, uma redução nas cáries de 33.1% e uma redução das lesões de mancha branca de 38.7%. (3).
 
A realização do estudo foi eficiente e os resultados demonstraram que não foi difícil mascar três chicletes por dia. Os resultados indicam que alunos e professores podem beneficiar-se, descobrindo que a saúde bucal também pode fazer parte do currículo escolar e que um programa de combate às cáries pode ser instituído nas escolas. Converse com seu dentista sobre as escolhas que você pode fazer para melhorar sua saúde bucal usando um chiclete sem açúcar.
 
Referências:
1 Park KK, Schemehorn BR, Stookey GK. Effect of time and duration of sorbitor gum chewing on plaque  acidogenicity. Pediatr Dent.  1993; 15(3):197-202.
2 Koparal E, Ertugrul F, Sabah E.  Effect of chewing gum on plaque acidogenicity. J Clin Pediatr Dent. 2000; 24(2): 129-32.
3 Szoke J, Banoczy J, Proskin HM. Effect of after-meal sucrose-free gum chewing on clinical caries. J Dent Res 80(8): 1725-29, 2001.


Fonte: Colgate


Posts relacionados

Dental, por Redação

Fio dental, escova e enxaguante: essa é a ordem certa?

Além da ordem, é muito importante que os rituais de higienização bucal sejam feitos de forma eficiênte para remover as placas bacterianas

Dental, por Redação

Veja como aliar homeopatia à odontologia

A homeopatia já ganhou espaço na odontologia. Apesar de ainda não ser reconhecida como especialidade, tem se mostrado muito eficaz em alguns tratamentos bucais. Desde a anamnese, o atendimento é diferenciado.

Dental, por Redação

Afinal de contas, como a odontologia está evoluíndo?

Procedimentos que antigamente eram realizados de forma mais agressiva, hoje estão sendo substituídos por técnicas modernas, com resultados muito melhores, além de pós-operatórios e recuperações mais rápidas e confortáveis.

Dental, por Redação

A saúde bucal insatisfatória das mães pode afetar a saúde bucal dos filhos no longo prazo

Mães podem desejar dar aos filhos o melhor de tudo, porém, uma mãe com problemas bucais pode estar transmitindo uma herança dolorosa aos seus descendentes, de acordo com pesquisadores na Nova Zelândia.

Dental, por Redação

Alergia ao aparelho ortodôntico! Causas e sintomas.

Este post sobre alergia ao Aparelho Ortodôntico ou dermatite de contato ao níquel é resposta de um E-mail de uma mãe desesperada pela situação que a filha passou em um tratamento ortodôntico, e pode ser dúvida de alguns pacientes.

Deixe seu Comentário:

=