Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/04/2013

Economia começou 2013 com ritmo mais intenso, diz Fazenda

'Economia brasileira continua crescendo gradualmente', diz boletim. Relatório não traz, porém, previsão de crescimento para o PIB no ano.

O Ministério da Fazenda informou nesta quarta-feira (23) que a economia brasileira "começou 2013 com ritmo de crescimento mais intenso". A avaliação consta do relatório “Economia Brasileira em Perspectiva”.
 
O boletim não traz, entretanto, uma previsão da Fazenda para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013.
 
"A economia brasileira começou 2013 com ritmo de crescimento mais intenso, dando prosseguimento à trajetória de aceleração verificada a partir do segundo semestre de 2012. Apesar das dificuldades que persistem na economia internacional, a economia brasileira continua crescendo gradualmente", diz o relatório.
 
"Os primeiros indicadores de 2013 apontam para a continuidade do processo de retomada do crescimento econômico, com perspectiva de intensificação ao longo do ano", acrescenta o documento.
 
Segundo a Fazenda, o ano de 2013 começa com comportamento positivo, com melhora na confiança dos empresários, aumento do nível de utilização da capacidade instalada e estoques em níveis mais baixos. "Os últimos resultados da produção industrial atestam que o ano de 2013 começa bem", diz o relatório.
 
Segundo a Fazenda, o documento consolida dados econômicos até 12 de abril de 2013.
O ministério destaca que estão sendo tomadas "um conjunto de medidas que visam aumentar a competitividade das empresas nacionais".
 
"Os investimentos em infraestrutura por meio do PAC e do programa de concessões para ferrovias, rodovias e aeroportos, a ampliação da desoneração da folha de pagamentos, o programa de redução do preço da energia elétrica e o novo regime automotivo (2013-2017) são exemplos do compromisso do governo com o crescimento sustentável, puxado
pelo aumento do investimento e da produtividade", diz o relatório.
 
Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, no dia 21 de março, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que prevê uma taxa de crescimento entre 3% e 4% para este ano, contra 0,9% de expansão em 2012.
No relatório de inflação do primeiro trimestre, divulgado do dia 28 de março, o Banco Central (BC)previu que o PIB vai registrar alta de 3,1% em 2013.
 
A peça orçamentária para 2014, apresentada recentemente pelo Ministério do Planejamento, traz a estimativa de crescimento do PIB de 3,5% para este ano e 4,5% em 2014.
 
Já os economistas do mercado financeiro mantém a estimativa para o crescimento da economia brasileira neste ano em 3%, segundo o último relatório Focus, divulgado pelo BC.
 
Fonte: G1

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Programa de Microcrédito terá juros reduzidos para 5%, diz Dilma

  Segundo a presidente, país tem quase 3 milhões de microempreendedores. R$ 4,6 bilhões já foram emprestados por meio do programa Crescer.

Notícias Gerais, por Redação

Empresário brasileiro segue otimista com a economia nacional, diz pesquisa

O clima de incerteza mundial parece não ter afetado nem um pouco as perspectivas dos empresários brasileiros.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma anuncia ambicioso conjunto de medidas de incentivo à indústria

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira um ambicioso conjunto de medidas de incentivo ao setor industrial, duramente castigado pela crise internacional, a fim de garantir que o país alcance neste ano crescimento econômico de 4,5%.

Notícias Gerais, por Redação

Cotação do petróleo sobe nesta manhã

Os preços do petróleo sobem no mercado internacional nesta manhã.

Deixe seu Comentário:

=