Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/06/2012

Economia e envelhecimento: o que esperar para os próximos anos

Durante o 48º Seminário do IIS, o governador americano Dirk Kempthorne ressaltou a importância de mudanças na longevidade para as economias mundiais

Em palestra durante o 48º Seminário da IIS, o governador americano Dirk Kempthorne destacou as mudanças no envelhecimento da população mundial nos próximos anos. Segundo ele, os idosos, que antigamente representavam apenas uma pequena parcela da população, hoje já alcançaram 20% do total. No Japão, o índice vai chegar a 50%. “Os países precisam se preparar para essas mudanças. Muitos idosos esperam benefícios do governo e os sistemas de aposentadoria não foram criados para sustentar pessoas por 20, 30 anos”, explicou o também presidente do American Council of Life Insurers (ACLI).

Dados apresentados pelo executivo apontam que o Japão é um dos países que envelhece mais rápido – em 2050, para cada criança de um ano, haverá um idoso de 100 anos. Nesse mesmo ano, na China, o decréscimo na população será de 42,7 milhões de pessoas, diferentemente do Norte da África, que terá mais 277 milhões de pessoas, um incremento de 63%.

Para o político americano, a segurança das aposentadorias inclui também a iniciativa privada, também em economias em desenvolvimento. “Não podemos ficar esperando que haja uma geração trabalhadora que possa sustentar a aposentadoria de seus pais, avós. Os países emergentes não devem fazer promessas que não podem cumprir. As pessoas precisam intervir no seu próprio futuro”, explicou.

O 48º Seminário Anual do IIS é organizado pela CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) e acontece até quarta-feira, 20, no Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento reúne 300 pessoas de todo o mundo e marcará a adesão das seguradoras aos Princípios de Sustentabilidade em Seguros, da Organização das Nações Unidas (ONU).

SERVIÇO:
Local: Hotel Sofitel
Endereço: Avenida Atlântica, 4240 – Copacabana – Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações: www.IISonline.com.br

Fonte: Cqcs


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Juros do cheque especial sobem em outubro e podem chegar a 235% ao ano

As taxas de juros cobradas pelos bancos para o cheque especial tiveram alta em outubro, segundo pesquisa da  Fundação Procon-SP divulgada nesta quinta-feira (17).

Notícias Gerais, por Redação

Especialistas divergem sobre ascensão da nova classe média

O diagnóstico de ascensão de parte da população pobre à classe média na última década, como defendido por alguns intelectuais e por técnicos do governo não é consenso entre especialistas em desigualdade e estratificação social.

Notícias Gerais, por Redação

Demanda por crédito sobe após 9 meses em queda, diz Serasa

A busca de consumidores por crédito em julho deste ano foi 8% maior que a registrada no mesmo período de 2011. É a primeira alta em nove meses na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Europa sobem com vigor por esperança com Itália

As Bolsas europeias fecharam em alta nesta sexta-feira conforme o progresso político na Itália aliviou alguns temores sobre os cenários futuros para a crise da dívida na zona do euro.

Deixe seu Comentário:

=