Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/03/2013

Economia mundial deve se recuperar em 2013

Banco BNP Paribas projeta crescimento de 1,3% neste ano mas ainda vê desaceleração de 0,5% na Zona do Euro

A economia global deve crescer 1,3% neste ano. Essa é a expectativa foi apresentada por Marcelo Carvalho, economista-chefe do Banco BNP Paribas, segundo ele há uma perspectiva favorável para o cenário externo mas com “ riscos pelo caminho”. As informações foram dadas durante apresentação do Relatório Econômico Trimestral da instituição feita na manhã de hoje. 

Para a zona do euro especificamente, a instituição financeira espera uma desaceleração de 0,5% neste ano, mantendo portanto o mesmo patamar de resultado alcançado em 2012. “Há perspectiva de recuperação ao longo do ano, após vários trimestres consecutivos de queda. Esse primeiro trimestre do ano ainda será negativo mas a região passa para por uma virada de números que vão de neutro a positivo ainda em 2013”, completou.

O economista chamou a atenção para uma recuperação da economia americana, que deve crescer, na expectativa do banco, 1,6% neste ano. O especialista pondera que apesar da questão fiscal desacelerar um pouco a atividade o investimento privado no país deve compensar.

Sobre a Ásia, Carvalho deixou claro que a expectativa de crescimento de 1% para o Japão é considerada boa, já que o país vinha apresentando taxas mais baixas nos anos anteriores. Apesar disso, ele coloca que o país tem feito um “estímulo fiscal financiando por monetarização”, o que pode não ser saudável no longo prazo mas de imediato é uma boa estratégia.

Para a China, parceira importante do Brasil, o banco projeta um crescimento de 8,3% neste ano e afirma que há uma preocupação do governo chinês de não criar uma bolha de crédito na economia.

Fonte: www.dci.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil acumula déficit público de 2,36% do PIB até novembro

O Brasil acumula um déficit de R$ 89,323 bilhões (US$ 48,023 bilhões pelo câmbio atual) em suas contas públicas de janeiro a novembro, equivalente a 2,36% do PIB (produto interno bruto, ou a soma de todas as riquezas do país), informou nesta quarta-feira o Banco Central.

Notícias Gerais, por Redação

Fatia de importados no consumo das indústrias é recorde, aponta CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta terça-feira (22) o estudo Coeficientes de Abertura Comercial, indicando que a participação dos produtos importados no consumo doméstico de bens industriais no país é recorde.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do consumidor recua 3,4% em setembro, aponta FGV

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) recuou 3,4% em setembro ante agosto, para 114,7 pontos, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas divulgada nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Capacidade do Brasil de resistir à crise não é ilimitada, diz Dilma

Não é por falta de recursos financeiros que os líderes mundiais não encontraram solução para a crise, mas por falta de recursos políticos e clareza de ideias, declarou a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira, ao discursar na abertura da 66ª Assembleia Geral da ONU.

Deixe seu Comentário:

=