Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/03/2013

Economia mundial deve se recuperar em 2013

Banco BNP Paribas projeta crescimento de 1,3% neste ano mas ainda vê desaceleração de 0,5% na Zona do Euro

A economia global deve crescer 1,3% neste ano. Essa é a expectativa foi apresentada por Marcelo Carvalho, economista-chefe do Banco BNP Paribas, segundo ele há uma perspectiva favorável para o cenário externo mas com “ riscos pelo caminho”. As informações foram dadas durante apresentação do Relatório Econômico Trimestral da instituição feita na manhã de hoje. 

Para a zona do euro especificamente, a instituição financeira espera uma desaceleração de 0,5% neste ano, mantendo portanto o mesmo patamar de resultado alcançado em 2012. “Há perspectiva de recuperação ao longo do ano, após vários trimestres consecutivos de queda. Esse primeiro trimestre do ano ainda será negativo mas a região passa para por uma virada de números que vão de neutro a positivo ainda em 2013”, completou.

O economista chamou a atenção para uma recuperação da economia americana, que deve crescer, na expectativa do banco, 1,6% neste ano. O especialista pondera que apesar da questão fiscal desacelerar um pouco a atividade o investimento privado no país deve compensar.

Sobre a Ásia, Carvalho deixou claro que a expectativa de crescimento de 1% para o Japão é considerada boa, já que o país vinha apresentando taxas mais baixas nos anos anteriores. Apesar disso, ele coloca que o país tem feito um “estímulo fiscal financiando por monetarização”, o que pode não ser saudável no longo prazo mas de imediato é uma boa estratégia.

Para a China, parceira importante do Brasil, o banco projeta um crescimento de 8,3% neste ano e afirma que há uma preocupação do governo chinês de não criar uma bolha de crédito na economia.

Fonte: www.dci.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Câmara pode cancelar obras viárias em Itaquera se terreno não for doado

Dono de área de 200 mil metros quadrados próximo a estádio prometeu doar parte do imóvel à prefeitura

Notícias Gerais, por Redação

Inadimplência cai, mas taxa de juros sobe para 26,5%

A taxa média de juros com recursos livres --empréstimos concedidos pelos bancos de acordo com as condições de mercado-- ficou em 26,5% em junho, uma alta de 0,7 ponto percentual em relação a maio, informou o Banco Central nesta terça-feira (25).

Notícias Gerais, por Redação

Veja a repercussão da decisão do Copom de manter a taxa em 7,25%

Pela terceira vez seguida, taxa de juros é mantida na mínima histórica. Especialistas se dividem quanto à decisão, mas veem porta aberta para alta.

Notícias Gerais, por Redação

Senado aprova aposentadoria especial para garis

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira, um projeto que concede aposentadoria especial para garis e profissionais que atuam na limpeza urbana.

Deixe seu Comentário:

=