Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/03/2013

Economia mundial deve se recuperar em 2013

Banco BNP Paribas projeta crescimento de 1,3% neste ano mas ainda vê desaceleração de 0,5% na Zona do Euro

A economia global deve crescer 1,3% neste ano. Essa é a expectativa foi apresentada por Marcelo Carvalho, economista-chefe do Banco BNP Paribas, segundo ele há uma perspectiva favorável para o cenário externo mas com “ riscos pelo caminho”. As informações foram dadas durante apresentação do Relatório Econômico Trimestral da instituição feita na manhã de hoje. 

Para a zona do euro especificamente, a instituição financeira espera uma desaceleração de 0,5% neste ano, mantendo portanto o mesmo patamar de resultado alcançado em 2012. “Há perspectiva de recuperação ao longo do ano, após vários trimestres consecutivos de queda. Esse primeiro trimestre do ano ainda será negativo mas a região passa para por uma virada de números que vão de neutro a positivo ainda em 2013”, completou.

O economista chamou a atenção para uma recuperação da economia americana, que deve crescer, na expectativa do banco, 1,6% neste ano. O especialista pondera que apesar da questão fiscal desacelerar um pouco a atividade o investimento privado no país deve compensar.

Sobre a Ásia, Carvalho deixou claro que a expectativa de crescimento de 1% para o Japão é considerada boa, já que o país vinha apresentando taxas mais baixas nos anos anteriores. Apesar disso, ele coloca que o país tem feito um “estímulo fiscal financiando por monetarização”, o que pode não ser saudável no longo prazo mas de imediato é uma boa estratégia.

Para a China, parceira importante do Brasil, o banco projeta um crescimento de 8,3% neste ano e afirma que há uma preocupação do governo chinês de não criar uma bolha de crédito na economia.

Fonte: www.dci.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Micro e pequenas empresas batem recorde em pontualidade de pagamentos

Pontualidade de pagamentos das micro e pequenas atinge o melhor nível para o mês de março desde 2006, revela pesquisa

Notícias Gerais, por Redação

Governo decide hoje se mantém menor taxa de juros da história

O Copom (Comitê de Política Econômica) do BC (Banco Central) vai definir nesta quarta-feira (17), em Brasília, a nova taxa básica de juros, a Selic, utilizada como referência para o custo dos empréstimos aos consumidores e empresas.

Notícias Gerais, por Redação

Para Dilma, crescimento global não pode depender apenas dos emergentes

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que a retomada do crescimento em nível global "não pode depender apenas de medidas dos países emergentes".

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa deve subir só no 2º semestre de 2012, dizem analistas

Em 2011, a crise financeira europeia e o fraco desempenho da economia dos EUA fez com que o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) ficasse longe dos 80 mil pontos previstos por alguns analistas no final de 2010.

Deixe seu Comentário:

=