Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/07/2012

Economia recua 0,02% em maio, indica prévia do PIB do BC

A economia brasileira recuou em maio, após registrar alta em abril. No mês, o recuo foi de 0,02%, segundo o IBC-BR (Índice de Atividade Econômica), indicador criado pelo BC para antecipar a tendência do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado nesta quinta-feira (12).

O indicador cresceu 0,22% em abril e registrou recuo no mês de março (-0,61%), alta de 0,56% em fevereiro e resultado de -0,38% em janeiro.

No ano, a economia registra crescimento de 0,85% quando comparada com o mesmo período de 2011.

O governo já dá sinais de que vai reduzir a estimativa de crescimento neste ano por conta da tímida atividade industrial e da necessidade de reaquecimento econômico apoiado no aumento do crédito e na demanda interna. O resultado oficial do PIB no primeiro trimestre, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontou um crescimento de 0,2%, na comparação com o quatro trimestre de 2011.

Os ministérios da Fazenda e Planejamento devem reduzir nos próximos dias a previsão de crescimento, que ainda mantém em 4,5%, enquanto o próprio BC trabalha com 2,5%. Bancos e mercado financeiro já estimam um PIB em torno de 2%.

De acordo com o IBC-BR, o indicador passou de 140,64 pontos em abril para 140,61 em maio.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia --serviços, indústria e agropecuária. Ele foi criado pelo BC para antecipar dados sobre o desempenho da economia. O indicador mostra a tendência do PIB, índice oficial divulgado pelo IBGE.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Câmara aprova projeto que permite terceirização da atividade-fim de empresa

A proposta, que regulamenta o trabalho terceirizado no setor privado, será enviada ao Senado. Entre outros pontos, o texto cria regras de sindicalização dos terceirizados; e prevê a responsabilidade solidária da empresa contratante e da contratada nas obrigações trabalhistas.

Notícias Gerais, por Redação

Tombini vê Brasil melhor preparado para enfrentar choques

O ciclo de cortes na taxa básica de juros brasileira, que já dura 11 meses, significa que a economia está melhor preparada para choques externos do que no ano passado e que deve alcançar um crescimento de 2,5% em 2012, afirmou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Banda larga fixa está presente em 68% dos domicílios brasileiros

No ano passado, 68% dos domicílios brasileiros possuíam internet banda larga. Já 18% dos lares brasileiros possuíam internet móvel.

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para cartões final 5 e 0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá pagar nesta segunda-feira o benefício para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 0, desconsiderando o dígito,

Notícias Gerais, por Redação

Crise econômica carece de decisões políticas definitivas, afirma Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (21) que a crise econômica internacional não foi provocada pela falta de recursos dos países, mas pela carência de decisões dos chefes de Estado para pôr um fim ao atual cenário recessivo.

Notícias Gerais, por Redação

Superavit da balança comercial sobe 78% em um ano, para US$ 21,2 bi

A balança comercial brasileira registrou superavit de US$ 1,003 bilhão na segunda semana de setembro

Deixe seu Comentário:

=