Publicado por Redação em Dental - 06/03/2015

Escolha pasta com flúor desde o primeiro dente do bebê

O uso de cremes dentais com flúor para bebês há tempos vem causando polêmica entre os dentistas. Porém, se introduzido da forma correta (quantidade certa e com supervisão), esse tipo de pasta só trará benefícios para a saúde bucal da criança. É o que diz, inclusive, a Academia Americana de Pediatria, que recentemente recomendou que os primeiros dentes dos bebês devem ser higienizados com cremes que contêm flúor. O órgão brasileiro de odontopediatria já faz essa indicação desde 2009.

A polêmica foi criada porque antes acreditava-se que o uso de pasta de dente com flúor, associado à ingestão de água de abastecimento fluoretada, aumentaria o risco de ocasionar fluorose (manchas brancas) e, assim, prejudicar a dentição que estava em formação.

“Atualmente, orientamos que o uso seja controlado e supervisionado por um responsável, desde o nascimento do primeiro dente. A quantidade recomendada é a equivalente a um grão de arroz em uma escova macia, e desta forma, não há prejuízo pela ingestão do flúor. Esta orientação deverá ser individualizada, levando-se em consideração a dieta e cuidados dispensados”, diz Patrícia Carvalho Farizato Nogueira, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein.

Principais benefícios e malefícios
O uso de creme dental com flúor é o método preventivo mais eficaz no combate à cárie. “O flúor fortalece o esmalte do dente quando usado na quantidade e forma corretas”, diz a especialista. Porém, quando a orientação do dentista não é seguida, é possível que o excesso de flúor cause, desde manchas brancas nos dentes, até deformação e enfraquecimento da estrutura dentária. Em casos de uso ainda mais exagerado do flúor, a criança pode sofrer intoxicação e dores abdominais.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dental, por Redação

Saúde distribui kit de higiene bucal

Os Kits, composto por creme e fio dental e escova, será distribuído nas redes escolar – a partir da pré-escola - e de saúde de Feira de Santana.

Dental, por Redação

Dores na coluna podem se originar nos dentes?

Você não tem tempo para comer direito e vive beliscando qualquer coisa. Esse hábito cada vez mais comum, aliado a problemas bucais, pode resultar em dores na coluna cervical.

Dental, por Redação

A boca no centro das atenções

A medicina não reparava muito nela e a odontologia cuidava apenas dos problemas localizados. Agora, as duas disciplinas se uniram para estudar a relação entre a saúde da boca e o que acontece no restante do organismo. E vice-versa

Dental, por Redação

Corpo saudável depende também das condições da boca

Falar, mastigar, deglutir e reconhecer o sabor dos alimentos são algumas das ações realizadas pela boca e seus componentes consideradas fundamentais para a sobrevivência do ser humano.

Dental, por Redação

Diabete e problemas de saúde bucal.

As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e a diabete. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para a diabete.

Deixe seu Comentário:

=