Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/06/2011

Especialista prevê novos embates no STF para que seja reconhecida união gay

 

SÃO PAULO – Nesta terça-feira (28) ocorre o primeiro casamento civil homossexual no País. Especialistas, no entanto, aguardam por novos embates judiciais no Supremo no sentido de reconhecer ou não o direito ao casamento homoafetivo. 
 
O advogado Luiz Kignel acredita que o reconhecimento do casamento entre cidadãos do mesmo sexo é uma questão de tempo e, até o momento, o STF não analisou a questão específica, apenas avaliou a situação da união estável. 
 
Código Civil
Kignel ainda complementa que o artigo 1.726 do Código Civil prevê a possibilidade do casamento civil e, por isso, o advogado espera novos embates judiciais no sentido de ser efetivamente reconhecido o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
 
A especialista Regina Silva, por sua vez, explica sobre a decisão do supremo. De acordo com Regina, reconhecer as uniões homoafetivas confere apenas o direito de uma união estável e não o direito de contrair casamento civil.
 
União estável e casamento civil são entidades familiares, conforme prevê a constituição federal em seu artigo 226. No entanto, cada uma delas tem sua própria natureza. A união estável é baseada em fatos e o casamento exige registro no Cartório de Registro Civil.
 
Regina reforça que, de acordo com a atual legislação, uma união homoafetiva não pode ser contraída por meio de casamento, fato este que impossibilita a conversão da união estável homoafetiva em casamento.
 
Primeiro casamento civil homossexual do Brasil
Nesta terça-feira acontecerá em Jacareí o primeiro casamento civil homossexual do Brasil. O casamento civil homossexual só foi possível mediante a decisão do juiz da 2° Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, Dr. Fernando Henrique Pinto, que contou com parecer favorável do Ministério Público.
 
O MP tomou como base a recente decisão do STF, divulgada no dia 5 de maio, que equiparou a união estável homossexual à hetorossexual e na igualdade de direitos entre todos os seres humanos.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 28.06.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Conta no exterior é opção para quem gasta em outro país

Comprar uma casa no Caribe, um apartamento em Miami ou uma fazenda no Uruguai faz parte do sonho de muita gente. O mesmo vale para os planos de permitir que os filhos passem uma temporada de estudos no exterior. Nos dois casos, abrir uma conta fora do Brasil pode ser uma boa alternativa.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem duas cidades entre as melhores para desfrutar da aposentadoria

As cidades de Fortaleza, no estado do Ceará; e de João Pessoa, na Paraíba, foram listadas entre os melhores lugares para desfrutar da aposentadoria pela organização International Living, responsável pelo ranking anual dos melhores lugares para se viver depois de se aposentar.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil deve crescer 1,9% em 2012, projeta Maílson da Nóbrega

A desaceleração econômica do país, perceptível logo na divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre, é uma tendência que deve acompanhar o Brasil nos próximos anos,

Notícias Gerais, por Redação

Para brasileiro, situação na Síria piorou dos dois lados

A Comissão Independente de Investigação da ONU sobre a Síria, que prepara novo relatório a ser entregue em 12 de março ao Alto Comissariado para Direitos Humanos, considera que a violência aumentou pelo maior acesso às armas também por opositores ao regime.

Deixe seu Comentário:

=