Publicado por Redação em Dental - 30/03/2015

Estresse pode causar mau hálito. Saiba como driblar o problema

Tensão diminui o volume da saliva e aumenta os compostos de enxofre, gerando a halitose.
 
Pouca gente sabe mas o estresse, além de causar um desgaste físico e mental, pode também influenciar na saúde bucal. A tensão gerada por ele, diminui a produção de saliva, ou seja, os compostos de enxofre crescem e ficam mais concentrados, provocando o mau hálito.
 
De acordo com o dentista, Alênio Calil, diretor do CETH (Centro de Excelência no Diagnóstico e Tratamento da Halitose), a baixa produção de saliva é chamada de xerostomia, que aumenta a formação da saburra lingual — placa branco-amarelada que fica na língua — acumulando bactérias responsáveis por liberarem gases com mau cheiro.
 
O estresse também influencia as pessoas a mastigarem menos os alimentos e a não seguirem uma rotina alimentar correta, fatores que contribuem para a halitose.
 
O mau hálito é um problema que atinge mais de 50 milhões de brasileiros, e, em 80% a 90% dos casos, sua origem é bucal. Segundo Calil, as pessoas não se interessam em saber as causas, consequências do não tratamento da halitose, mas atualmente já é possível detectar os fatores e as causas desse problema.
 
O tratamento imediato mais simples e eficaz do mau hálito é a constante higienização da boca, que passa pela escovação adequada dos dentes, uso do fio dental e a limpeza da língua, onde é comum o acúmulo de resíduos e células mortas.
 
Porém, o dentista é o profissional mais indicado para tratar este problema e orientar o paciente a tomar medicamentos, se necessário.
 
Fonte: Portal R7

Posts relacionados

Dental, por Redação

Alivie a dor do nascimento dos primeiros dentes do bebê

Os bebês começam a ter os primeiros dentinhos de leite entre seis e sete meses e completam a dentição por volta dos dois a três anos.

Dental, por Redação

7 curiosidades sobre o mau hálito

O mau hálito, chamado de halitose, gera um grande desconforto e constrangimento. Esse problema pode ter origens variadas. Quer saber o que pode causá-lo?

Dental, por Redação

Diabete e problemas de saúde bucal.

As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e a diabete. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para a diabete.

Deixe seu Comentário:

=