Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/07/2013

Excelsior Seguros destaca práticas sustentáveis no dia a dia da empresa

De acordo com o secretário-geral da ONU, Ba Ki-Moon, “as seguradoras que incluem o conceito de sustentabilidade em suas operações comerciais podem catalisar os tipos de fluxos financeiros e de investimento, além de perspectivas de longo prazo necessárias ao desenvolvimento sustentável”. A declaração aconteceu durante evento no Rio de Janeiro, em junho do ano passado, quando foram lançados os Princípios de Sustentabilidade em Seguros, por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
 
Para o diretor Executivo e de Sustentabilidade da Excelsior Seguros, Sergio Bivar, Ban-Ki Moon fez essa afirmação e destacou a importância do papel das seguradoras, que sempre estiveram na vanguarda do mundo corporativo, alertando a sociedade dos riscos das mudanças climáticas e, mais recentemente, de outras ameaças, tais como os prejuízos à diversidade biológica e as crescentes pressões sobre florestas, rios e demais ecossistemas essenciais.
 
“O secretário foi muito feliz nessa colocação e, apesar dessa já ser uma prática comum às seguradoras, cada vez mais elas têm se aperfeiçoado em desenvolver ações, projetos e adotar práticas que perpetuem essa cultura”, afirma Bivar, apontando que, há alguns anos, a preservação do meio ambiente entrou na pauta de discussões de governos, empresas e entidades.
 
“Dia após dia somos bombardeados com relevantes informações sobre como promover pequenas mudanças em nosso cotidiano que servirão para reduzir, o mínimo que seja, a degradação do planeta onde vivemos. Com base nessa realidade, a Excelsior segue o modelo de operação adotado pelo próprio mercado, como defende Ban Ki-Moon, e, com isso, ao longo dos anos, temos conseguido avançar em redução de consumo de energia elétrica e papel, por exemplo, além da prática do uso consciente da água, hoje o bem mais precioso que possuímos”.
 
Diante do cenário desafiador, Bivar concorda que nenhuma empresa adota e põe em prática um discurso de sustentabilidade da noite para o dia. “A maior dificuldade é mesmo conscientizar todo o grupo dessa grande necessidade. As primeiras ações realizadas pela Excelsior que podem ser caracterizadas como esse novo conceito de sustentabilidade, na verdade, foram adotadas sem essa consciência. No início, a empresa buscava economizar papel, tinta para impressora, energia elétrica, combustível, água, entre outros, mas o objetivo era mesmo reduzir despesas, ainda que, inconscientemente, estivéssemos preservando o meio ambiente. Com o passar dos anos, essa conscientização passou a fazer parte da nossa cultura e implementamos ações, projetos e práticas com o objetivo principal voltado mesmo para essa busca por uma operação sustentável”, esclarece Bivar.
 
Nesse sentido, o executivo enfatiza que as diretrizes da política de sustentabilidade da Excelsior Seguros são baseadas em dois pilares: minimizar riscos ao patrimônio de pessoas e organizações e contribuir para que cidadãos, empresas e governo gerem desenvolvimento socioeconômico e ambiental para atuar de forma sustentável em seu dia a dia.
 
Fonte: cqcs

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado eleva estimativa de crescimento da economia para 2,47%

Economistas de instituições financeiras fizeram um leve aumento na projeção de crescimento da economia deste ano

Notícias Gerais, por Redação

15 competências esperadas de líderes sustentáveis

Tese do norte-americano Barrett Brown traça perfil do novo perfil dos líderes globais. O estudo apontou que, para liderar instituições, empresas e governos, os novos profissionais precisam ser sustentáveis e buscar constantemente por novas formas e fontes de conhecimento.

Notícias Gerais, por Redação

Projeto de Lei Orçamentária prevê expansão do PIB de 4,5% em 2013

O Projeto de Lei Orçamentária de 2013, divulgado nesta quinta-feira (30/9), prevê crescimento econômico de 4,5% no ano que vem, com Selic média a 8,03% no fim do ano.

Notícias Gerais, por Redação

Na segunda mediação de março, IGP-M avança e marca inflação de 0,35%

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) apontou inflação de 0,35% na segunda medição de março, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Deixe seu Comentário:

=