Publicado por Redação em Dental - 17/05/2013

Falta de saliva dá mau hálito

A saliva tem o papel fundamental na saúde bucal. Além de lubrificar a cavidade oral e a mucosa que vai até a faringe, ajuda na formação do bolo alimentar, na mastigação e deglutição e ainda é composta por substâncias que protegem o trato digestivo contra bactérias. “Uma das principais funções da saliva é neutralizar o pH da boca protegendo das bactérias causadoras da cárie”, diz o dentista Mauro Piragibe, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Com todas essas funções é complicado ficar com o fluxo salivar reduzido, o que ocorre com o avanço da idade, alguns medicamentos, quimioterapia, diabetes, álcool e cafeína. “Como a saliva ‘lava’ os restos alimentares, a boca seca fica mais suscetível à proliferação bacteriana, ao mau hálito, e doenças da boca”, afirma Piragibe. 
 
À noite, essa diminuição do fluxo salivar ocorre fisiologicamente. Por isso, ao acordar, o hálito não é agradável. Com essa queda de saliva, aumenta a proliferação bacteriana que fermentam restos alimentares e liberam compostos de enxofre – que causa o famoso mau hálito. “Por isso a escovação noturna é a mais importantes do dia”.
 
A parte boa é que hábitos diários podem ajudar a manter o fluxo salivar normal. Táticas como mastigar bem os alimentos, comer maçã e pêra, optar por sucos de frutas e alimentos azedos ajudam bastante, além de manter a higiene bucal em dia. 
 
Exame
Existe um exame que investiga se o fluxo salivar está normal. Basta o paciente mascar por cinco minutos uma espécie de silicone específico para a técnica (sialogogo) e nesses não engolir a saliva durante esse tempo. Ao cuspir a saliva no tubo coletor, deverá conter entre 7 mL e 15 mL de líquido. “Quando o índice aponta menos de sete, o paciente apresenta hiposalivação”, informa o especialista. 
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Saiba qual a melhor idade para colocar aparelho em crianças

A Associação Americana de Ortodontia recomenda que toda criança faça avaliação ortodôntica a partir dos 7 anos. Segundo especialistas, alguns tratamentos podem começar até antes, mas isso depende de cada caso.

Dental, por Redação

Fique longe do açúcar

Não é de hoje que o excesso de açúcar é inimigo da saúde. Mas, no caso da saúde bucal, a quantidade de açúcar consumida é menos importante que a frequência.

Dental, por Redação

Dentes sensíveis requerem cuidados adicionais

Você sente uma pontada nos dentes quando come alimentos gelados como sorvete ou tenta apreciar uma xícara de café ou chá quente?

Deixe seu Comentário:

=