Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/04/2012

Fator previdenciário: governo só apoia proposta que tiver consenso dos sindicatos

Quando o assunto é o fator previdenciário, o governo diz que só vai apoiar uma proposta que for consensual entre os sindicatos.

Segundo informações da Agência Senado, a equipe econômica do governo só aceita abrir mão da economia de R$ 40 bilhões resultante do fator, se houver uma nova regra no lugar. O substituto terá de ser menos duro com o trabalhador, mas deverá preservar o objetivo de frear a aposentadoria precoce.

Propostas
Com o atual fator, um homem que se aposenta com 56 anos de idade e 39 anos de contribuição,95 na soma dos dois itens, por exemplo, perde 17% do salário da ativa.

As discussões atuais giram em torno de uma regra simples, conhecida como 85-95. Por esta fórmula, para ter direito à aposentadoria integral, sem perdas, a soma da idade com a contribuição deve atingir 95, no caso dos homens, e 85, no caso das mulheres, sendo que para a soma inferior a esses números, aí sim se aplicaria um novo fator, mais brando que o atual.

A proposta é apoiada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores). Contudo, na soma dos anos, a entidade defende que se inclua o tempo em que o trabalhador recebeu seguro-desemprego. “O ideal seria que não existisse fator previdenciário nenhum, que o trabalhador não fosse prejudicado nem muito nem pouco. Mas temos de ser realistas e pensar na sustentabilidade da Previdência”, diz o presidente da CUT, Artur Henrique.

A Força Sindical, por outro lado, propõe uma regra cuja soma dos anos de contribuição e da idade do trabalhador seja de 80 para as mulheres e de 90 para os homens.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Receita quer sistema de fiscalização de antidumping

O subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal do Brasil, Ernani Argolo Checcucci Filho, afirmou, nesta segunda-feira, que o órgão estuda implantar um sistema específico de fiscalização de antidumping.

Notícias Gerais, por Redação

Consumidor tem direito a dano moral ao convênio negar exame

Os beneficiários de planos de saúde têm direito à indenização por dano moral quando houver negativa para realização de exames por parte da operadora, determinou o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Notícias Gerais, por Redação

Brics darão forte mensagem de coesão política no G20, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira em Nova Délhi que os países emergentes Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) transmitirão na cúpula do G20, que será realizada em junho no México, uma forte mensagem de coesão política.

Notícias Gerais, por Redação

Para IBGE, alta do dólar não impactou inflação em setembro

A apreciação do dólar em setembro não impactou a inflação apurada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no mês, que subiu 0,53% em relação a agosto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Deixe seu Comentário:

=