Publicado por Redação em Dental - 28/05/2014

Feridas na boca que não cicatrizam em 1 semana podem ser HPV

O HPV é uma doença viral causada pelo Papilomavírus humano que acomete homens e mulheres. É considerada sexualmente transmissível e costuma se apresentar na versão de verrugas genitais (embora não sempre).

Ainda que algumas vezes assintomáticas, a doença quando ataca a boca costuma apresentar lesões na língua, lábios e mucosa e, com o passar do tempo, podem se transformar em câncer. O contágio do HPV se dá por contato físico com uma região já afetada. No caso das feridas bucais, a contaminação acontece durante o sexo oral sem proteção.

“Todo ano acontecem entre 135 e 140 mil casos novos da doença entre homens e mulheres, mas muitos não procuram ajuda médica por vergonha ou medo”, diz Roberto Figueiredo, diretor da Microbiotécnica, mais conhecido como o Dr. Bactéria.

Para dificultar o diagnóstico, às vezes as lesões se apresentam como simples vermelhidões ou manchas. “Por isso que indico uma visita ao médico ao menor sinal de mudança na região genital, do ânus ou da boca”, explica Roberto. No caso específico da boca, feridas que não cicatrizam por mais de uma semana (não costumam doer) e placas brancas que não saem com a ação da escovação também podem ser indícios de câncer de boca.

A vacina, testada pela Organização Mundial de Saúde, garante uma eficácia de 98%, porém, a vacinação não descarta a necessidade de usar preservativos durante qualquer ato sexual para evitar risco de contaminação. O exame Papanicolau, que deve ser feito anualmente por mulheres de 25 a 64 anos, também ajuda a prevenir e detectar o HPV e outras doenças como o câncer do colo do útero.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Restauração: veja a evolução da cera de mel ao laser

Assim como muitos tratamentos odontológicos, as restaurações sofreram muitas mudanças e inovações, melhorando a qualidade de vida dos pacientes

Dental, por Redação

Conheça a história da escova de dentes

Os homens da caverna podiam não conhecer a escova de dentes, mas tentavam limpá-los com galhos e folhas de árvores. Os assírios usavam as mãos e dedos.

Dental, por Redação

Consultórios odontológicos móveis atendem 80 mil índios

O programa Brasil Sorridente Indígena chega a três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do País: Alto Rio Purus (AC/AM/RO), Alto Rio Solimões (AM)

Dental, por Redação

Tratamento odontológico em gestantes

A maioria das gestantes ficam muito felizes e ansiosas esperando a chegada dos seus bebês, e esquecem que a procura ao dentista que é muito importante.

Deixe seu Comentário:

=