Publicado por Redação em Previdência Corporate - 02/03/2015

Fisco esclarece tributação de previdência privada

A Receita Federal unificou o seu entendimento sobre a tributação de investimentos na migração de um plano de previdência privada para outro. Pode ser aplicada a tabela progressiva do Imposto de Renda (IR), que vai até 27,5%, ou a regressiva, que varia entre 35% a 10%.

A orientação está na Solução de Consulta nª 13, da Coordenadoria-Geral de Tributação (Cosit), que deve ser seguida por todos os fiscais do país. Ela leva em consideração a Instrução Normativa Conjunta SRF/SPC/SUSEP nº 524, de 2005. No momento da adesão, a pessoa física pode optar por uma das duas tabelas de tributação - progressiva ou regressiva.

Em caso de mudança de um plano tributado pela tabela progressiva para outro que submete-se à regressiva, segundo a solução, a pessoa física deve aplicar a nova tributação a partir da data de ingresso no novo plano.

Se parte de um plano tributado pela tabela regressiva para outro cuja tabela é a progressiva, o aporte ou resgate referente ao plano anterior deve submeter-se aos percentuais da tabela regressiva (plano original). Somente em relação a aportes ou resgates feitos no novo plano, aplica-se a tributação progressiva. "As reservas dos planos devem ser registradas de forma segregada", afirma a advogada Rosiene Nunes, do escritório Machado Associados.

A advogada avalia a interpretação do Fisco como positiva. Segundo ela, não haverá aumento de carga tributária, por exemplo, para uma pessoa que tinha um plano tributado pela tabela regressiva há quatro anos e pagava 25% de IR. Ao entrar num plano tributado pela tabela progressiva, não terá que passar a pagar 27,5% de IR sobre todo o seu capital por causa da possibilidade de segregação das reservas.

Fonte: http://www.sindsegsp.org.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

INSS teme que aposentadoria especial aumente os gastos

Os projetos em tramitação no Congresso Nacional que concedem aposentadorias especiais estão entre as preocupações do governo. 

Previdência Corporate, por Redação

Saiba como investir adequadamente na previdência privada

Andreia Regina da Silva é uma dona de casa típica. Deixou o mercado de trabalho para cuidar dos filhos e se preocupa com a educação deles, mas esquece da sua própria aposentadoria.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência complementar do servidor federal será discutida nesta terça-feira

O projeto de lei 1992/07, que prevê a previdência complementar para o servidor público federal será discutido nesta terça-feira (7), em uma reunião entre os líderes dos partidos e o presidente da Câmara, Marco Maia.

Previdência Corporate, por Redação

INSS paga R$ 170 mi em benefícios por mês

Servidora do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) há 26 anos, a gerente executiva Márcia Cristina Pinto acompanhou os avanços e melhorias da previdência social no Estado de Rondônia.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência diz que rombo com servidor irá a R$ 60 bilhões

Enquanto o déficit do INSS, que atende a mais de 20 milhões de aposentados da iniciativa privada, registrou queda em 2011, continuou crescendo o rombo na Previdência do setor público, com um milhão de servidores aposentados.

Deixe seu Comentário:

=