Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/11/2014

Flor venenosa que pode ter matado jardineiro cresce livre no Reino Unido

O recente caso de um jardineiro morto, possivelmente após o contato com uma planta venenosa, colocou a Wolfsbane (Aconitum variegatum) no centro de uma discussão no Reino Unido.

A flor, que cresce livremente e é vendida até em lojas de plantas na Inglaterra, é apontada como a causa da morte do jardineiro britânico Nathan Greenaway, 33, que morreu após sofrer uma falha múltipla dos órgãos. Uma semana antes, ele teria manuseado a planta, enquanto trabalhava na mansão de U$ 6 milhões de um casal ao norte da Inglaterra. Os médicos não conseguiram determinar a causa da morte do jardineiro, porém, uma investigação feita pelo próprio pai da vítima ligou sua morte à planta fatal Wolfsbane.

Conhecida também como aconitum, a flor tem uma coloração roxa que atrai os ingleses que cultivam seus jardins. Entretanto, a planta libera toxinas que podem facilmente entrar no sistema sanguíneo se a pessoa não estiver usando proteção adequada. Patologistas indicaram que o contato com a planta maligna teria sido a causa "provável" da morte do jardineiro, apesar de inúmeros exames de sangue não apontarem a presença do veneno. A toxina da planta raramente é identificada por deixar o corpo da vitima em menos de 24 horas.

O especialista Tom Wells, do Jardim Botânico de Chelsea em Londres, explicou ao UOL que a planta é considerada a "mais perigosa nos jardins ingleses" atualmente. Se manuseada sem uso de luvas, o veneno expelido pode ser absorvido pelo corpo e causar tonturas, vômito e, em alguns casos extremos, múltipla falha dos órgãos. "É na raiz que está a maior parte do veneno desta planta, apesar de também ser encontrado nas folhas", afirmou Wells.

Segundo o especialista, "a planta cresce facilmente em jardins no Reino Unido". "Se houvessem cortes na mão do jardineiro, o veneno poderia ter entrado em sua corrente sanguínea e afetado seu coração rapidamente", especulou o especialista. Contudo, outros especialistas explicam que encostar nas folhas não é o suficiente para causar danos à saúde, apesar de ser possível uma eventual absorção pela pele, disse Guy Barter, da Sociedade Real de Horticultura de Londres. Casos de morte, porém, são raros.

Em 2004, o ator canadense Andre Noble morreu após ingerir a planta acidentalmente em um acampamento. Em 2009, uma mulher que se valeu das características venenosas da flor virou manchete nos tabloides. Movida por ciúmes, Lkhvir Singh envenenou seu ex-companheiro com uma refeição contendo a planta letal.

O nome original aconitum é derivado do grego, que significa "sem esforço". As toxinas extraídas das flores historicamente foram utilizadas para matar lobos, o que levou ao nome Wolfsbane. A planta também é conhecida como "capacete do diabo" por causa de seu formato.

Os donos da mansão, o casal milionário Christopher e Kathy Ogilvie Thompson, se recusaram a comentar a morte do empregado e o inquérito.

Fonte: uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dólar opera em queda nesta terça, após estabilidade da véspera

O dólar opera em leve queda nesta terça-feira (27), em linha com os mercados no exterior, que reabriam após os feriados de Natal.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar alto pressiona preço de eletrônicos

Em plena época de negociações para o reforço dos estoques para o Natal, redes varejistas brasileiras e fabricantes de eletrônicos enfrentam verdadeiras batalhas para lidar com a alta do dólar.

Deixe seu Comentário:

=