Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/11/2014

Flor venenosa que pode ter matado jardineiro cresce livre no Reino Unido

O recente caso de um jardineiro morto, possivelmente após o contato com uma planta venenosa, colocou a Wolfsbane (Aconitum variegatum) no centro de uma discussão no Reino Unido.

A flor, que cresce livremente e é vendida até em lojas de plantas na Inglaterra, é apontada como a causa da morte do jardineiro britânico Nathan Greenaway, 33, que morreu após sofrer uma falha múltipla dos órgãos. Uma semana antes, ele teria manuseado a planta, enquanto trabalhava na mansão de U$ 6 milhões de um casal ao norte da Inglaterra. Os médicos não conseguiram determinar a causa da morte do jardineiro, porém, uma investigação feita pelo próprio pai da vítima ligou sua morte à planta fatal Wolfsbane.

Conhecida também como aconitum, a flor tem uma coloração roxa que atrai os ingleses que cultivam seus jardins. Entretanto, a planta libera toxinas que podem facilmente entrar no sistema sanguíneo se a pessoa não estiver usando proteção adequada. Patologistas indicaram que o contato com a planta maligna teria sido a causa "provável" da morte do jardineiro, apesar de inúmeros exames de sangue não apontarem a presença do veneno. A toxina da planta raramente é identificada por deixar o corpo da vitima em menos de 24 horas.

O especialista Tom Wells, do Jardim Botânico de Chelsea em Londres, explicou ao UOL que a planta é considerada a "mais perigosa nos jardins ingleses" atualmente. Se manuseada sem uso de luvas, o veneno expelido pode ser absorvido pelo corpo e causar tonturas, vômito e, em alguns casos extremos, múltipla falha dos órgãos. "É na raiz que está a maior parte do veneno desta planta, apesar de também ser encontrado nas folhas", afirmou Wells.

Segundo o especialista, "a planta cresce facilmente em jardins no Reino Unido". "Se houvessem cortes na mão do jardineiro, o veneno poderia ter entrado em sua corrente sanguínea e afetado seu coração rapidamente", especulou o especialista. Contudo, outros especialistas explicam que encostar nas folhas não é o suficiente para causar danos à saúde, apesar de ser possível uma eventual absorção pela pele, disse Guy Barter, da Sociedade Real de Horticultura de Londres. Casos de morte, porém, são raros.

Em 2004, o ator canadense Andre Noble morreu após ingerir a planta acidentalmente em um acampamento. Em 2009, uma mulher que se valeu das características venenosas da flor virou manchete nos tabloides. Movida por ciúmes, Lkhvir Singh envenenou seu ex-companheiro com uma refeição contendo a planta letal.

O nome original aconitum é derivado do grego, que significa "sem esforço". As toxinas extraídas das flores historicamente foram utilizadas para matar lobos, o que levou ao nome Wolfsbane. A planta também é conhecida como "capacete do diabo" por causa de seu formato.

Os donos da mansão, o casal milionário Christopher e Kathy Ogilvie Thompson, se recusaram a comentar a morte do empregado e o inquérito.

Fonte: uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dólar tem queda em relação ao real, após divulgação do PIB

IBGE divulgou que economia brasileira cresceu 1,5% no 2º trimestre. Na quinta-feira, dólar subiu quase 1% e fechou cotado a R$ 2,3701.

Notícias Gerais, por Redação

Grandes empresas adotam programas de promoção da saúde e prevenção

Grandes empresas, sejam elas multinacionais ou brasileiras, de diversos setores, estão investindo em programas de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Notícias Gerais, por Redação

IPC-S fica estável em 0,57% na 3ª medição de abril, diz FGV

A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) foi de 0,57% na semana encerrada em 22 de abril, a mesma taxa da semana anterior, informou a FGV (Fundação Getúlio Vargas) nesta segunda-feira (23).

Notícias Gerais, por Redação

BC inicia em outubro censo sobre investimentos estrangeiros no Brasil

O Banco Central fará pesquisa sobre investimentos estrangeiros no Brasil. A quarta edição do Censo de Capitais Estrangeiros no País terá início no dia 3 de outubro de 2011, às 9h, e vai até as 20h do dia 1º de novembro de 2011. O trabalho vem sendo realizado a cada cinco anos, desde o ano-base 1995.

Deixe seu Comentário:

=