Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 07/04/2011

Gastos com saúde devem aumentar

O País vai ver uma disparada nos gastos com saúde nos próximos anos em razão do aumento do número de idosos, aponta o estudo do Banco Mundial. Por causa disso e de mudanças de comportamento social que reduzirão o número de familiares dispostos a cuidar de parentes da terceira idade, a instituição calcula que será necessário o dobro de acompanhantes de idosos até 2020 e o quíntuplo até 2040.

Além disso, a formação em medicina terá de ser reorientada na direção de uma maior participação de profissionais dedicados a problemas da velhice no conjunto dos médicos.

Mas não são só os médicos que precisarão se preparar para lidar com essa fatia da população. No apartamento de Enaide de Abreu e Lima da Rosa, de 89 anos, o movimento durante a semana é intenso. Duas cuidadoras, empregada doméstica, fisioterapeuta, manicure e cabeleireiro se revezam para atender a pensionista, que mora com a filha no Flamengo, zona sul do Rio, e tem dificuldade de locomoção.

"Hoje só saio para festas e mesmo assim quando valem a pena", brinca Enaide logo após terminar uma série de exercícios acompanhada pela fisioterapeuta Waleska Viana Bezerra, 29. A profissional, que vai duas vezes por semana à casa da pensionista, afirma que, na clínica em que atua no centro do Rio, a demanda de pacientes idosos cresceu cerca de 30% nos últimos três anos. "Esse número vem aumentando há algum tempo, mas ultimamente tem sido mais expressivo", afirma.

Para ela, a maior procura é resultado de famílias cada vez menores e que não podem abrir mão de suas carreiras para dedicar-se exclusivamente ao cuidado de parentes idosos. "Nosso trabalho é importante para que essas pessoas possam manter a sua independência", resume.

Fonte: www.skweb.com.br | 07.04.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Sustentabilidade de planos de saúde desafia ANS

Para diretor-presidente da agência, diminuição da margem de lucro afasta operadoras do mercado

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil e EUA firmam parceria para desenvolver vacina que previne a dengue

  A dengue ainda é uma doença que não conta com remédio específico para tratá-la tampouco vacina para preveni-la. Diante desse cenário, 35 especialistas do mundo estão reunidos hoje (15), em São Paulo, a fim de discutir estratégias para o desenvolvimento de uma vacina que combata a doença.

Saúde Empresarial, por Redação

Excesso de paracetamol pode ser mortal, mesmo que em doses pequenas

Ingerir quantidades excessivas de medicamentos é sempre perigoso, mas a overdose pode acontecer de forma não intencional, sem que a pessoa saiba que está correndo riscos.

Deixe seu Comentário:

=