Publicado por Redação em Dental - 24/05/2012

Gengivite atinge uma a cada três pessoas pela falta de higiene bucal

Escovar os dentes corretamente pode evitar várias doenças. Bruxismo tem causa emocional e é sinal de cansaço e estresse.

A boca é uma referência em termos de saúde e muitos problemas graves se manifestam nela. A maioria deles é resolvido escovando os dentes adequadamente.

Existem várias doenças que se desenvolvem no organismo pela falta de higiene bucal, que podem se desenvolver por falta de escovação. Certas doenças dão sinais da existência de alguma lesão na boca. A afta, por exemplo, pode indicar uma baixa resistência do organismo. Ela surge quando o sistema imunológico está fraco por algum motivo, como é o caso das pessoas que fazem radioterapia.

A gengivite, vermelhidão na gengiva, é sinal de grande acúmulo de bactérias, que provoca uma inflamação. Ela atinge uma a cada três pessoas e é causada pela falta de higiene. Já o herpes é causado por um vírus e indica que alguma coisa no organismo não vai bem. Pode ser um momento de estresse enfrentado ou queda na resistência também.

O bruxismo também tem causa emocional. É um sinal de cansaço e de estresse. Já algumas manchas brancas podem aparecer na bochecha e na língua. Normalmente as lesões sangram e causam dor e, a cura, só por meio de cirurgia. O mais preocupante é que se não solucionadas elas podem até se transformar em um câncer. As manchas são comuns em pacientes com Aids.

As visitas do personal trainner Cléber Alves ao dentista são muito mais frequentes depois de sofrer anos com o bruxismo, que é o hábito de raspar ou apertar os dentes. Ele procurou tratamento e acabou percebendo que além de cuidar muito bem do corpo, a saúde começa também pela boca.

Fonte: G1


Posts relacionados

Dental, por Redação

Aparelho ortodôntico ideal para adultos

Como os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis nos últimos anos, mais e mais adultos estão utilizando, por diversas razões.

Dental, por Redação

5 dicas para se virar sem escova de dentes no verão

O verão é aquela época boa do ano, de viagens, praia, programas com os amigos. Mas, a parte não tão boa é que a hora de escovar os dentes é frequentemente esquecida.

Dental, por Redação

DF terá mais equipes do Programa Brasil Sorridente

Os serviços serão anunciados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 11 de setembro, às 10h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs (W/3 Norte quadra 501).

Dental, por Redação

Afinal de contas, como a odontologia está evoluíndo?

Procedimentos que antigamente eram realizados de forma mais agressiva, hoje estão sendo substituídos por técnicas modernas, com resultados muito melhores, além de pós-operatórios e recuperações mais rápidas e confortáveis.

Dental, por Redação

Programa Sorria Mais em hospitais estaduais

O Governo do Estado de São Paulo lançou, ontem, o programa Sorria Mais São Paulo. Pioneiro no País, o projeto visa integrar o trabalho realizado por dentistas ao das equipes multidisciplinares, formadas por médicos, profissionais de enfermagem,

Dental, por Redação

Paraná: Campanha faz prevenção ao câncer bucal

A Secretaria Municipal de Saúde de Medianeira, desenvolve campanha de prevenção do câncer bucal com enfoque principalmente na terceira idade.

Deixe seu Comentário:

=