Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 30/12/2015

Governadores querem que planos de saúde paguem por uso da rede pública com seus pacientes

Reunião de governadores em Brasília

Proposta foi apresentada hoje, em reunião dos governadores com o novo ministro da Fazenda Nelson Barbosa.

Em reunião realizada hoje, dia 28, em Brasília, com o novo Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, os governadores de alguns estados brasileiros entregaram uma pauta de reivindicações ao governo. Dentre elas, os gestores estaduais pedem que a União autorize a cobrança, por parte dos Estados e Municípios, pelo uso dos serviços da rede pública de saúde, aos planos de saúde.

A cobrança aos planos de saúde como nova fonte de receita para estados e municípios

Os governadores reunidos defendem que a cobrança aos planos de saúde seja feita pelos estados e municípios. Atualmente, esta cobrança é feita somente pela União e de maneira bem superficial. Eles defendem esta prática, como uma nova fonte de receita para quem autorizar a utilização dos equipamentos públicos de saúde, seja o estado ou município. O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão(PMDB), que compareceu à reunião, questionou a maneira como seria regulamentada esta cobrança. Ele é um dos defensores da ideia.

Os usuários do planos de saúde estão usando o atendimento público

De acordo com o governador do Rio, Luiz Pezão, os usuários que possuem plano de saúde estão se utilizando do Sistema Único de Saúde(SUS), para busca atendimento médico. Segundo o político, muitos estão inadimplentes com seus planos, o que os impede de buscar a rede credenciada para atendimento Assim sendo, temos uma sobrecarga no sistema de saúde pública. Além disto, a situação se agrava pela diminuição no repasse de recursos por parte do governo federal.

Além de Pezão, esteve presente ao encontro, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin(PSDB), que propôs que a cobrança, pelo uso dos equipamentos públicos, deve ser feita, inclusive, das seguradoras de saúde. De acordo com o mesmo, atualmente, as seguradoras estão financiando a cobertura no atendimento em serviços de saúde de seus segurados. Alckmin também defende que a cobrança deve se feita, de modo intenso, por parte de estados e municípios.

Estiveram presentes à reunião , além de Pezão e Alckmin, os governadores da Bahia(Rui Costa), do Distrito Federal( Rodrigo Rollemberg), de Minas( Fernando Pimentel), Paulo Câmara (Pernambuco), Goiás (Marconi Perillo), Marcelo Miranda(Tocantins), Wellington Dias ( Piauí), José Ivo Sartori ( Rio Grande do Sul) e o Vice Governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Fonte: Blasting News


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

UTIs podem ser obrigadas a ter câmeras de segurança

A suspeita recente de que uma equipe de médicos e enfermeiros vinha provocando a morte de pacientes da unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Evangélico de Curitiba levou dois deputados a apresentar projetos de lei com o objetivo de proteger os doentes.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS pode adotar prontuário eletrônico

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) analisa na próxima quarta-feira (27), em decisão terminativa, projeto de lei que prevê a adoção, pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos questionam quebra de patente defendida por Dilma na ONU

Nesta semana, a presidente Dilma Rousseff defendeu, em reunião de alto nível com chefes de Estado, em Nova York, que as doenças crônicas não transmissíveis podem motivar quebra de patentes de remédios, assim como aconteceu com medicamentos contra a Aids.

Saúde Empresarial, por Redação

Depois do ERP

Sistemas agilizam processos e rotinas reduzindo custos nos hospitais, mas após atingir sua eficiência máxima, para onde irá a tecnologia?

Deixe seu Comentário:

=