Publicado por Redação em Previdência Corporate - 23/01/2013

Governo prepara mudança na previdência aberta

O governo vai reformular as regras de aplicação dos investimentos dos fundos de previdência aberta, conhecidos como PGBL e VGBL. Essa é uma segunda etapa de medidas para o setor iniciada no começo deste ano, quando o Conselho Monetário Nacional (CMN) passou a exigir uma redução do volume de dinheiro aplicado em ativos que pagam a variação da taxa básica de juros (Selic) ou a variação da taxa cobrada em empréstimos entre bancos, o Depósito Interbancário (DI).

O governo prepara agora mudanças na Resolução 3.308 do CMN que trata dos limites máximos que os fundos podem aplicar em renda fixa, variável e imóveis. A resolução é de 2005 e o governo avalia que as regras estão defasadas para o momento econômico do País, de taxa de juros mais baixa.

Para os administradores desses fundos, as regras dificultam o trabalho de gestão na busca de maior rentabilidade. "Estamos em uma discussão com o setor para fazer uma reformulação ampla da resolução que regulamenta os investimentos do setor", diz o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Pablo Fonseca.

Limites

Pela resolução em vigor, os fundos de previdência privada podem investir até 100% em títulos públicos. Se desejarem fazer um mix das aplicações, devem respeitar alguns tetos, como o de até 49% em renda variável; até 8% em imóveis urbanos; até 10% em contas de fundos de investimento imobiliário; e até 80% em certificados e recibos de depósito bancário, letras de câmbio, hipotecária, de crédito imobiliário e debêntures, entre outros ativos de renda fixa.

O governo vai mexer nas composições dos limites e alguns poderão ser elevados.

Fonte: diariodonordeste.globo.com


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

STJ aprova desaposentadoria sem devolução de valores

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou na tarde desta quarta-feira que o aposentado tem o direito de renunciar ao benefício para requerer nova aposentadoria em condição mais vantajosa

Previdência Corporate, por Redação

Receita libera consulta de mais um lote de restuições do IR

A Receita Federal informou nesta quinta-feira que vai liberar, na próxima segunda-feira (8), a partir das 9 horas, consulta ao lote de restituição multiexercício do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)

Previdência Corporate, por Redação

Aprovar fundo de previdência do servidor público federal será prioridade em 2012

Para 2012, a lista de prioridades do governo na Câmara contempla a votação do projeto que cria o Funpresp - Lei 1992/07 (fundo de previdência complementar do servidor público federal). Também será prioridade aprovar a Lei Geral da Copa e os novos códigos Florestal e Mineral.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência apresenta equilíbrio financeiro e recebe certificado

Técnicos do Ministério da Previdência Social constataram que o Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP) encontra-se apto a honrar com o pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores com projeção de 65 anos à frente

Deixe seu Comentário:

=