Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/12/2011

Hospitais da rede pública usarão robô em cirurgias

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, será o primeiro hospital da rede pública do país a usar tecnologia robótica em cirurgias. Segundo Inca, o robô deve chegar entre janeiro e fevereiro de 2012. O projeto será implantado no primeiro semestre do ano que vem.

Atualmente no Brasil este procedimento é apenas realizado em hospitais particulares e esse pode ser o primeiro passo para a popularização das cirurgias robóticas. Hoje, há apenas quatro robôs no Brasil, todos na cidade de São Paulo: um no Albert Einstein, dois no Sírio-Libanês (sendo um para treinamento) e outro no Hospital Oswaldo Cruz.

“Quando o robô for para Sistema Único de Saúde (SUS) e treinarem residentes, aí sim teremos mais cirurgiões especializados. O pessoal mais velho não tem tempo e paciência, não quer parar tudo e estudar fora", afirma Carlo Passerotti, coordenador da cirurgia robótica no Hospital Oswaldo Cruz.

O robô tem seu uso impulsionado pela cardiologia, urologia, principalmente em cirurgia de câncer de próstata, tórax e para retirar tumores da cabeça e do pescoço. Em 2008, foram feitas cerca de 160 cirurgias robóticas em hospitais particulares no Brasil. Neste ano, o número chegou a 611. O total de cirurgias em quatro anos está ao redor de 1.700.

Fonte:primeiraedicao.com.br|06.12.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Uso correto do medicamento começa na consulta e vai até o armário de casa

  Farmacovigilância é a área responsável por verificar se todas as normas relativas aos medicamentos estão sendo respeitadas

Saúde Empresarial, por Redação

Por que pancadas na cabeça geram reações tão diferentes?

Pessoas sofrem pancadas graves na cabeça o tempo todo, o que pode ocorrer em esportes como o boxe e o futebol, mas acontece principalmente em acidentes de automóvel.

Deixe seu Comentário:

=