Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/08/2012

Hospital de Salvador qualifica emergência em parceria com Sírio-Libanês

Melhoria no atendimento da unidade busca a adoção de protocolos orientadores da conduta na assistência aos pacientes

Para qualificar a assistência no Hospital Roberto Santos (HGRS), em Salvador (BA), a adoção de protocolos orientadores da conduta na assistência aos pacientes foi tema, nesta quinta-feira (2), do seminário " Protocolos Assistenciais do Hospital Geral Roberto Santos" . A melhoria no atendimento da unidade está sendo realizada em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, que é " padrinho" do Hospital Roberto Santos no programa SOS Emergências, do Ministério da Saúde.

Segundo a diretora Geral do HGRS, Delvone Almeida, " discutir, implantar e seguir os protocolos é mais um passo para a qualificação da assistência e melhoria acadêmico-científica do Hospital" , diz. Ela também destacou outro aspecto da parceria entre os hospitais Roberto Santos e Sírio-Libanês, que se dá no processo de informatização da Emergência juntamente com o Ministério da Saúde, no programa E-SUS.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa, Marcos Almeida, " ter um protocolo organizado e condutas padronizadas significam práticas positivas, como distinguir o paciente mais leve do mais grave, assumir conduta adequada ao grau de risco, evitar avaliações diagnósticas inadequadas, traçar um prognóstico para determinado grupo de pacientes. As vantagens são muitas: auxilia no diagnóstico, orienta a conduta de profissionais menos experientes, impede avaliações desnecessárias e demoradas com a realização de exames caros e ineficazes e intervenções desnecessárias" , diz.

O SOS Emergências é uma ação estratégica para a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra a Rede Saúde Toda Hora e busca alcançar, até 2014, os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, abrangendo todos os 26 estados e o Distrito Federal.

Fonte: www.isaude.net


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Os desafios da gestão pública e privada nos hospitais

A tarefa de administrar um hospital não é das mais fáceis. É de responsabilidade do gestor cuidar desde a implantação de rotinas diárias de um estabelecimento de saúde até os equipamentos necessários para o seu bom funcionamento.

Saúde Empresarial, por Redação

Unidades de Saúde recebem 2,7 mil crianças em Campanha de Vacinação

Em Fernandópolis, a Campanha de Atualização do Esquema Vacinal recebeu 2.777 crianças, no sábado. A maioria estava com a carteira de vacinação em dia e não precisou receber a vacina. Apenas 287 crianças tiveram que ser vacinadas.

Saúde Empresarial, por Redação

Estimulação elétrica do cérebro é testada contra obesidade

Um estimulador elétrico aplicado a uma região específica do cérebro ajuda o paciente a perder peso.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde investe R$ 40 milhões para humanizar atendimento em hospitais

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá investir R$ 40 milhões nos próximos quatro anos para humanizar o atendimento em seus hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades).

Deixe seu Comentário:

=