Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/03/2012

IGP-M acelera em março e encerra o período com inflação de 0,43%

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) apontou inflação de 0,43% em março, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Dessa forma, o indicador apontou avanço de 0,49 ponto percetual em relação a fevereiro deste ano, quando foi registrada uma taxa negativa de 0,06%.

Por sua vez, na comparação o mesmo mês de 2011, quando o IGP-M foi de 0,62%, houve recuo de 0,19 p.p., enquanto que, no acumulado do ano, o IGP-M aponta variação de 0,62% e no acumulado de 12 meses a taxa é de 3,23%.

Nos subgrupos do índice, o IPA (Índice de Preços no Atacado) apresentou taxa de variação de 0,42%. No mês anterior, a taxa foi de menos 0,26%. Já o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) registrou variação de 0,48%, em março, ante 0,27%, em fevereiro.

Por fim, o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) marcou, em março, variação de 0,37%, abaixo do resultado de fevereiro, de 0,42%.

Confira os dados:

Grupo Fevereiro/2012
(em %)
Março/2012
(em %)
Variação
(em pontos percentuais)
IPA -0,26 +0,42 +0,68
IPC +0,27 +0,48

+0,21

INCC +0,42 +0,37 -0,05
IGP-M -0,06 0,43 +0,49

Fonte: FGV

Metodologia de cálculo do IGP-M
O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) é bastante utilizado pelo mercado, e mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Ele é composto pela ponderação entre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC - peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA - peso de 60%) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC - peso de 10%).

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Número de empresas tocadas por mulheres sobe 21% em dez anos

A qualificação profissional está ajudando muitos brasileiros a abrir o próprio negócio, e boa parte desses novos empreendedores é de mulheres.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz estimativa de PIB de 2,99% para 2,72% neste ano

O mercado reduziu a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 para 2,72% e manteve a perspectiva para a taxa básica de juros (Selic) neste ano em 8% após o Comitê de Política Monetária

Deixe seu Comentário:

=