Publicado por Redação em Previdência Corporate - 30/04/2015

Impenhorabilidade em plano de previdência privada

Atualmente salários e poupança até 40 salários mínimos são considerados impenhoráveis.

Deputado Carlos Bezerra

O deputado Carlos Bezerra (PMDB) apresentou projeto de lei onde propõe a inclusão, entre os bens impenhoráveis, dos valores depositados em planos de previdência privada complementar.

Em face do regime previdenciário aplicado ao trabalhador brasileiro, Bezerra entende que os planos de previdência privada complementar se tornaram uma necessidade, visando à garantia de sobrevivência do aposentado, que conta com parcos recursos oriundos da previdência social.

Esses planos são regidos pela Lei Complementar 109/01, a qual determina que a ação do Estado será exercida, entre outras hipóteses, com o objetivo de determinar padrões mínimos de segurança econômico-financeira e atuarial.
“A penhorabilidade desses valores destruiria por completo a segurança econômico-financeira do plano de previdência privada, deixando o trabalhador aposentado à míngua e ao desamparo, sem os devidos recursos necessários à sua sobrevivência”, justifica o deputado.

O parlamentar argumenta, ainda, que os valores previdenciários decorrentes de previdência privada também têm caráter alimentício, diante do que a sua penhora implica a retirada do sustento do aposentado, constituindo-se em “medida perversa”, atentatória contra a dignidade da pessoa humana, em confronto com a Constituição Federal.

Fonte: Jornal Correio Várzea Grandense/Correio Press


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Aposentado também tem direito à Revisão de 88% do FGTS

Vendo todo ano o poder de compra do salário degringolar, os aposentados têm na “Revisão de 88% do FGTS” uma notícia que pode minimizar um pouco desse prejuízo.

Previdência Corporate, por Redação

INSS permite pagar contibuição em atraso

Muita gente se pergunta sobre a possibilidade de pagar ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) valores que deixaram de ser recolhidos no passado.

Previdência Corporate, por Redação

Começa nesta quarta-feira (27) a conferência a previdência complementar dos servidores públicos

A Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) do Ministério da Previdência Social e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc)

Previdência Corporate, por Redação

Previdência Social divulga reajuste e nova tabela de contribuição

O Ministério da Previdência Social divulgou na última sexta-feira (6) o valor do novo piso previdenciário de 622 reais pagos aos segurados do INSS. Para os benefícios com valor acima do piso o índice de reajuste ficou em 6,08%, conforme inflação medida pelo IBGE.

Deixe seu Comentário:

=