Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 18/02/2013

Inaugurado centro de transplantes de fígado em São Paulo

Unidade foi concebida para atender prioritariamente pacientes do SUS. Capacidade é de realizar 100 transplantes neste ano

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou sexta-feira (15) o Instituto do Fígado do Complexo Hospitalar da Beneficência Portuguesa, em São Paulo (SP). O instituto foi concebido para atender prioritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo tratamento individualizado e humanizado. A expectativa é de que sejam realizados 100 transplantes de fígado em 2013 – 85 deles deverão ser financiados com recursos do SUS.

O Ministério da Saúde custeará todas as fases do procedimento de transplante, que engloba a internação pré-operatória, a cirurgia e o tratamento pós-operatório. A cobertura inclui ainda os medicamentos que o paciente terá de tomar até o fim da vida, além das intercorrências que podem surgir em decorrência do transplante.

O instituto dispõe de equipe de 134 profissionais e estrutura com 48 leitos, sendo que 32 deles (24 de enfermaria e oito de UTI) são destinados exclusivamente para receber pacientes do SUS. Além dos transplantes, o Instituto do Fígado realizará diagnósticos e tratamentos de doenças hepáticas, utilizando recursos de alta tecnologia.

O centro conta com um aparelho inédito no Brasil chamado GPS do fígado, usado em cirurgias para a extração de câncer, mesmo em estágios iniciais. O aparelho permite ao cirurgião visualizar o órgão em três dimensões e consegue retirar tumores a partir de um centímetro de diâmetro, com precisão. Dependendo da localização do câncer, é possível que o procedimento seja feito com pequenos cortes com diâmetro do tamanho de uma agulha.

Fonte: portalsaude.saude.gov.br


Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=