Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/07/2011

Índice de Preços ao Produtor de maio recua e registra deflação de 0,55%

 

SÃO PAULO - O IPP (Índice de Preços ao Produtor) da indústria de transformação registrou deflação no último mês de maio, marcando variação de -0,55%, resultado 0,83 ponto percentual inferior ao que foi registrado em abril (0,28%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice de maio deste ano foi 1,02 ponto percentual menor. Além disto, no acumulado dos últimos 12 meses, a taxa de variação dos preços registrada pelo IPP é de 5,60%, 1,08 ponto percentual menor que a apresentada em abril. Por fim, no acumulado de 2011, a variação chegou a 1,13%.
 
Alimentos pressionam
Segundo o IBGE, 13 das 23 atividades pesquisadas tiveram altas de preços em abril, com as variações mais fortes sendo registradas em equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com -2,35%, e boracha e plástico, com -2,15%.
 
Por outro lado, a redução no resultado do índice foi continua sendo motivada principalmente pelos alimentos, que desta vez contribuíram com uma queda de 0,36 ponto percentual do índice, ao registrarem deflação de 2,01% no mês passado. Outro item que teve expressiva contribuição para a queda do resultado do IPP foi refino de petróleo e produtos de álcool, com influência negativa de 0,23 ponto percentual.
 
Entenda o índice
O IPP, que inicialmente acompanhará as indústrias de transformação, tem como objetivo medir a mudança média dos preços de vendas dos produtores domésticos de bens e serviços. A pesquisa é feita junto a 1.400 empresas e considera os preços recebidos pelo produtor, descontados os impostos, tarifas e fretes.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 05.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Google gastou US$ 18 milhões no ano passado com lobby nos EUA

O Google gastou US$ 18,2 milhões no ano passado em lobby com o governo americano, o segundo maior orçamento no país para o setor de "relações governamentais", apenas atrás do gigantesco conglomerado General Eletric (GE).

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira inicia 2º tri com crescimento, mostra BC

A economia brasileira iniciou o segundo trimestre com expansão, mostrou o Banco Central nesta sexta-feira

Notícias Gerais, por Redação

Dicas para se adaptar ao novo emprego

Após várias fases de avaliação e uma competição acirrada, você finalmente foi contratada para aquele emprego dos seus sonhos.

Notícias Gerais, por Redação

Defasagem do IR é de 66,4%; imposto não acompanha inflação

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) tem denunciado que a defasagem na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) atinge 66,4%.  

Notícias Gerais, por Redação

FGV: Brasil estaria entre maiores economias mesmo sem crise

Uma projeção do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês) divulgada nesta segunda-feira, aponta que o Brasil deve superar a Grã-Bretanha e se tornar a sexta maior economia do mundo ao final de 2011.

Deixe seu Comentário:

=