Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 01/06/2011

Instituto do Câncer é eleito o melhor hospital público de SP

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) “Octavio Frias de Oliveira”, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, é o melhor hospital público do Estado, com nota média de 9,65. É o que aponta a nova Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), promovida pela Secretaria de Estado da Saúde.

Cerca de 204,4 mil pacientes dos hospitais públicos do Estado de São Paulo deram nota 8,86 ao SUS. O levantamento ouviu pacientes internados em 630 instituições hospitalares que atendem pela rede pública no Estado, no período entre julho e dezembro de 2010. A nota média é melhor do que a verificada em 2009, que foi de 8,65.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo do projeto é monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública.

Com cerca de 500 leitos, o Icesp foi inaugurado em maio de 2008 e é o maior centro especializado em oncologia da América Latina. No ano passado, realizou cerca de 11.000 internações.

Um dos diferenciais da instituição está na assistência inovadora, que oferece ao paciente todas as fases de seu tratamento, a partir do diagnóstico até a reabilitação, integradas em um único local. Atualmente o instituto possui cerca de 50 projetos na área de humanização do atendimento a pacientes, familiares e funcionários.

Cenário SUS

As maternidades da rede pública paulista também melhoraram na avaliação dos pacientes. A média obtida foi de 7,98, contra 7,79 em 2009.

Em relação aos pacientes internados, 92,5% apontaram como ótimo ou bom o atendimento médico realizado, 89% aprovaram o serviço de enfermagem e 86,8% relatam como ótima ou boa a estrutura, a conservação e a limpeza de quartos, enfermarias e UTIs das unidades. Além disso, 85,9% aprovaram a sinalização e localização dos quartos e 89,1% classificaram como ótimo ou bom os horários de visita.

Sobre as maternidades, 84,1% das pacientes avaliaram como excelente ou boa a equipe de médicos e enfermeiros e 83,6% aprovaram a estrutura de quartos, enfermarias e UTIs oferecidas pela rede pública de saúde de São Paulo.

A edição de 2010 da Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS também avaliou outros serviços, como as farmácias públicas de medicamentos especializados e serviços que realizam procedimentos de alta complexidade, como quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, transplantes e cateterismo.

Dos pacientes que realizaram procedimentos complexos, 93,7% indicaram como excelente ou bom o trabalho executado por médicos e enfermeiros. Além disso, 67% dos pacientes conseguiram agendar seus procedimentos em até 20 dias após o pedido do médico, e 24% deles agendaram para o dia seguinte.

Com relação aos medicamentos especializados, 89,8% dos pacientes indicaram como excelente ou bom o atendimento prestado e 75,1% esperam no máximo uma hora para receberem o remédio.

Metodologia

O estudo foi feito com base nos formulários encaminhados pelos pacientes por meio de carta, internet e telefone, avaliando quesitos como a satisfação com o atendimento prestado por médicos e outros profissionais, qualidade das instalações onde o paciente foi internado, acolhimento dado pelo hospital aos pacientes e familiares e tempo de espera para internação, entre outros quesitos.

Ranking e notas dos 10 melhores hospitais públicos, eleitos pelos usuários SUS/SP:

1º – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo “Octavio Frias de Oliveira” (capital) –9,652
2º – Hospital Estadual Américo Brasiliense – 9,623
3º – Hospital do Câncer de Barretos – 9,607
4º – Hospital Estadual de Ribeirão Preto – 9,581
5º – Hospital Estadual João Paulo II, de São José do Rio Preto – 9,565
6º – Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para Reabilitação Craniofacial (Sobrapar), de Campinas – 9,556
7º – Hospital Regional de Divinolândia – 9,507
8º – Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) de Bauru –9,477
9º – Hospital Pio XII de São José dos Campos – 9,465
10º– Hospital Estadual de Bauru – 9,449

Fonte: www.saudeweb.com.br | 01.06.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa vai lançar consulta pública sobre restrições à venda de remédios que não exigem receita

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, em reunião nessa terça-feira (3), lançar consulta pública, no prazo de 30 dias, sobre a proposta de "adotar mecanismos para permitir que os medicamentos isentos de receita médica possam ser colocados ao alcance do consumidor na farmácia

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil começa a produzir remédio contra mal de Parkinson

O Brasil estará produzindo, dentro de cinco anos, toda a quantidade do medicamento pramipexol necessária para o tratamento do mal de Parkinson no país.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde perde espaço no Orçamento da União

A saúde perdeu espaço no Orçamento da União ao longo dos últimos dez anos, enquanto o governo federal preferiu priorizar, na área social, a expansão dos programas de transferência direta de renda para as famílias.

Saúde Empresarial, por Redação


Deixe seu Comentário:

=