Publicado por Redação em Previdência Corporate - 04/10/2016

Investimentos são alternativa a planos de previdência privada

Desempregado havia seis meses, o professor e analista de sistemas Jair da Silva buscava emprego no trânsito de São Paulo: O que ia fazer? Começa a bater desespero

Mudanças esperadas para a Previdência pública reforçam a necessidade de ter um outro fundo para a aposentadoria

As discussões sobre a reforma da previdência reforçam a importância de buscar uma segunda fonte de rendimento para a aposentadoria — o que não sugere, necessariamente, planos de previdência privada. De acordo com consultores financeiros e especialistas em direito previdenciário, garantir um acréscimo ao benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é fundamental, ainda mais em razão das incertezas diante das mudanças que se avizinham.

— O ideal é criar uma reserva financeira para a aposentadoria o quanto antes. Mas nunca é tarde para iniciar: faltando até cinco anos para se aposentar, dá para começar a economizar — recomenda o consultor financeiro Adriano Severo.

Ele sugere aplicar em fontes diversificadas: títulos públicos, CDBs e uma pequena parte em renda variável, com a disciplina de sacar apenas anos mais para frente, quando chegar a hora da aposentadoria.

A sugestão por outro investimento que não seja a previdência privada se deve às tarifas elevadas cobradas para administrar o dinheiro: as taxas anuais de administração podem passar de 2% sobre o patrimônio, além das cobranças sobre cada contribuição — as taxas de carregamento.

— Essas cobranças podem corroer parte da aposentadoria — observa Severo.

Embora planejar um complemento à aposentadoria seja importante, não se deve abrir mão das contribuições ao INSS — opção de muitos autônomos —, afirma Jane Berwanger, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP):

— Apesar das restrições, a previdência pública ainda é a mais segura quando se avalia risco de um fundo quebrar.

Simulação de investimentos diversos

Fonte: Zero Hora


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Saiba quando é melhor optar pelo desconto simplificado no IR 2013

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (14) a Operação Lavoro para combater crimes previdenciários praticados principalmente em Naviraí.

Previdência Corporate, por Redação

Governo regulamenta contribuição previdenciária de empresas

O governo publicou no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (17) regulamentação da contribuição previdenciária sobre a receita de empresas de uma série de setores, em meio às medidas anunciadas de desoneração tributária para estimular a economia.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência diz que rombo com servidor irá a R$ 60 bilhões

Enquanto o déficit do INSS, que atende a mais de 20 milhões de aposentados da iniciativa privada, registrou queda em 2011, continuou crescendo o rombo na Previdência do setor público, com um milhão de servidores aposentados.

Previdência Corporate, por Redação

Brasileiros não planejam aposentadoria no País

Aposentadoria no Brasil ainda causa preocupação na população. Muitos dos brasileiros que já entraram na fase de beneficiários da Previdência recebem apenas um salário-mínimo (R$ 545).

Deixe seu Comentário:

=