Publicado por Redação em Previdência Corporate - 01/02/2011

Juros futuros sobem, com indicador apontando aumento da inflação

SÃO PAULO – As taxas dos principais contratos de juros futuros da BM&F Bovespa operam em alta na sessão desta terça-feira (1), com os investidores avaliando mais um indicador de inflação. Segundo os analistas da Prosper Corretora, o mercado fica cauteloso esperando o ajuste fiscal do Governo, que deverá ser anunciado nos próximos dias.
 
Entre os analistas, a possibilidade de que o ciclo de aperto monetário seja maior que o previsto anteriormente começa a ganhar força. Nesse sentido, vale lembrar que o relatório Focus, do Banco Central, divulgado na véspera, projetou que a taxa Selic encerrará 2011 em 12,50% ao ano. Nas edições anteriores do Focus, a projeção era de taxa a 12,25% ao ano no final de 2011.
 
IPC-S sobe mais uma vez
Assim como na semana anterior, o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) registrou aumento do ritmo inflacionário no final de janeiro. Com taxa de 1,27%, o índice mostrou uma variação 0,09 ponto percentual acima da vista na semana anterior.
 
Entre os componentes do IPC-S, destaque para os preços do grupo Educação, Leitura e Recreação e Transportes, com inflação de 4,01% e 2,69%, respectivamente. As expressivas taxas são explicadas pelo período de compra de material escolar e reajuste tarifário, típicos do começo do ano.
 
Aperto monetário
Os analistas do mercado seguem fazendo projeções para os próximos passos da política monetária do Copom (Comitê de Política Monetária). Para a equipe da Prosper, “no curto prazo, avaliamos que a autoridade monetária deve seguir aumentando a taxa básica de juros na mesma magnitude [0,50 ponto percentual] da reunião de janeiro”. Na visão destes analistas, a possibilidade de adoção de novas medidas macroprudenciais e o ajuste fiscal fazem com que a elevação dos juros não supere a faixa de 1,75 e 2,00 pontos percentuais.
 
Já Miriam Tavares, da AGK Corretora, tem uma avaliação mais pessimista. Citando a preocupação do mercado de juros com a inflação, a analista afirma que há “a perspectiva de que o ciclo de ajuste da Selic pode ser mais intenso do que o previsto”.
 
Contrato de janeiro de 2013 indica taxa de 12,93%
O contrato de juros de maior liquidez desta sessão, com vencimento em janeiro de 2013, aponta uma taxa de 12,93%, 0,04 ponto percentual abaixo do fechamento de sexta-feira. O número de contratos negociados chega a 104.105.
 
Outros contratos com bom volume negociado são o com vencimento em julho de 2011, que registra taxa de 11,91%, e o de janeiro de 2012, com taxa de 12,41%. No fechamento de sexta-feira, as taxas apontadas por estes contratos eram 11,89% e 12,38%, respectivamente.
 
Confira na tabela os cinco contratos mais negociados desta sessão:

 
Fonte: http://www.cqcs.com.br | 01.02.11

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Projeto prevê aposentadoria para garçons com 25 anos de contribuição

Outras categorias, como frentistas, também estão na lista. País tem hoje 370 mil aposentados especiais, um gasto de mais de R$ 6 bi.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada é atraente para jovens, dizem economistas

Quanto você quer ganhar depois de se aposentar? Essa é uma preocupação que parte da população costuma ter apenas anos antes de chegar a se aposentar. Mas a contribuição com a previdência pública é suficiente para garantir tranquilidade?

Previdência Corporate, por Redação

Fator previdenciário pode entrar na pauta nesta semana

A Câmara pode votar nesta semana uma alternativa ao fator previdenciário, regra segundo a qual o trabalhador que se aposenta antes da idade mínima recebe proporcionalmente menos na aposentadoria.

Deixe seu Comentário:

=