Publicado por Redação em Dental - 22/09/2016

Língua presa pode causar desmame precoce

  Esses fatores tornam estressante o ato de amamentar, levando muitas vezes à introdução de complemento (mamadeira), o que pode causar o desmame precoce. Foto: Dynamicfoto / Shutterstock

Sem grande movimento língual, o bebê precisa fazer muito esforço para mamar tornando o ato muito desgastante para mãe e filho

“Quando o frênulo lingual, aquela pequena membrana que temos embaixo da língua, prende os seus movimentos, o bebê acaba tendo que fazer muito esforço para mamar, se cansando com facilidade e tornando as mamadas mais frequentes”, diz Roberta Martinelli, fonoaudióloga e criadora do Teste da Linguinha.

Com dificuldades para mamar, a criança pode, inclusive, começar a perder peso e ter sua saúde comprometida. Além disso, pelo fato de sua língua estar presa, a criança acaba pressionando de maneira incorreta o mamilo da mãe, causando muita dor. “Esses fatores tornam estressante o ato de amamentar, levando muitas vezes à introdução de complemento (mamadeira), o que pode causar o desmame precoce”, diz a especialista.

Teste da Linguinha

A forma mais simples de se evitar esse problema, e outros que a língua pesa pode causar no futuro, é realizando o Teste da Linguinha assim que o bebê nasce. “Desde 2014 uma lei obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em recém-nascidos de todos os hospitais e maternidades do país. É um exame rápido, que não causa dor e tem um custo muito baixo”, diz Roberta.

Por esse exame, que deve ser feito até 24 horas após o nascimento do bebê, é possível indicar a liberação do frênulo lingual, que é um pequeno procedimento cirúrgico conhecido popularmente como pique, para que a língua se movimente adequadamente para poder fazer as funções de sugar e deglutir e, futuramente, mastigar e falar. “Mas infelizmente, nem todas as maternidades do país estão cumprindo a lei ainda”, alerta a especialista.

Falta grave

Esse descumprimento da lei é muito grave, pois se o frênulo não for liberado ainda na maternidade, as mães terão muito dificuldade de lidar com a situação sozinhas.

“Estudos com ultrassonografia têm mostrado que os bebês com língua presa fazem uma compressão inadequada do mamilo materno, além de não espaçar os horários de mamada, portanto é imprescindível que as mães com dificuldades para amamentar sejam orientadas por um profissional atualizado e qualificado”, diz Roberta.

Outros problemas

Entre os problemas que a língua presa pode causar, além do desmame precoce, estão o posicionamento baixo de língua na cavidade oral, o que pode levar a criança a ter um céu da boca alto e estreito, dificuldades na transição para a papinha, problemas para mastigar e engolir alimentos mais consistentes e fibrosos e por fim, alterações na fala.

Como detectar

Caso o Teste da Línguinha não seja feito quando seu filho nascer, há algumas formas de os próprios pais perceberem o problema.

“Eles podem verificar se a ponta da língua da criança apresenta uma fenda ou tem formato de coração, se durante o sono a língua fica baixa na cavidade oral, se o bebê tende a ficar com os lábios abertos ou entreabertos ou ainda se o frênulo está fixado no ápice ou próximo a ele”, diz a especialista.

Segundo ela, qualquer sinal que deixem os pais em dúvida, é melhor consultar um profissional especializado (fonoaudiólogo ou odontopediatra) para orientá-los sobre a melhor conduta.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Enxaguatórios devem fazer parte da higiene oral

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que se adere às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Dental, por Redação

Aparelhos móveis precisam de cuidado especiais

Como devo cuidar do meu aparelho móvel?

Dental, por Redação

Saúde bucal faz a diferença na disputa por um emprego

É fato que o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente. São muitos os requisitos fundamentais para se conseguir um novo emprego, ou se dar bem em uma seleção.

Dental, por Redação

Uso toxina botulínica em tratamentos odontológicos

Que a toxina botulínica é eficaz em tratamentos estéticos nós sabemos, mas com fins medicinais e terapêuticos é novidade para muitas pessoas. Hoje, a toxina é utilizada por diversos especialistas e atua em tratamentos neurológicos para pacientes com paralisia cerebral

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=