Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/08/2011

Luz na escuridão: ouro é visto como aplicação segura em épocas turbulentas

SÃO PAULO - Por ser considerado uma reserva de valor e por ser aceito em todo mundo, o ouro é visto como um investimento seguro em épocas turbulentas.

Na semana passada, enquanto os temores sobre uma possível recessão global - com a deterioração da crise fiscal na Zona do Euro e as dúvidas acerca da capacidade de recuperação da economia norte-americana - levaram o Ibovespa a despencar quase 10%, na sua pior semana desde novembro de 2008, o ouro fechou a semana com valorização de 2,86% e já acumula, em 12 meses, uma alta de 18,18%, diante de uma queda de mais de 22% do principal índice da bolsa no mesmo período.

Mas por que isso acontece?

Em épocas de incertezas, os investidores passam a buscar ativos tangíveis, reais, que transmitam segurança. Por isso o ouro é uma aplicação bem cotada em períodos de instabilidade no mercado financeiro.

Como investir
Existem duas formas de comprar ouro: na BM&F ou no mercado de balcão. Na bolsa, o investidor precisa ter uma conta em uma corretora de valores e os contratos são negociados em lotes-padrão de 250 gramas de ouro ou em lotes fracionários de 10g ou 0,225g.

Já a compra no mercado de balcão é mais simples e também pode ser feita em quantidades menores. No entanto, segundo especialistas, neste mercado os preços são um pouco maiores que o da Bolsa de Valores.

Por adequar-se ao bolso do investidor, o ouro como investimento é indicado a qualquer perfil de risco, desde o mais conservador ao mais agressivo, sempre pensando no médio e longo prazos.

Vantagens e desvantagens
A escassez do metal, por conta dos problemas que a extração causa ao meio ambiente, faz com que o preço da commodity suba, pois a oferta é menor do que a procura.

Essa escassez, no entanto, pode ser vista também como uma desvantagem, pois o preço pode ser manipulável.

Independentemente de vantagens e desvantagens, é necessário que a pessoa conheça e entenda o mercado antes de aplicar. Além disso, apesar de a possibilidade de investir pequenas quantidades, o ouro deve ser visto como parte de um portfólio, como forma de diversificação.

Fonte: www.infomoney.com.br - 08.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

3 mitos sobre inovação em pequenas empresas

Lourenço Bustani lista os principais pensamentos que empresários têm ao inovar o negócio

Notícias Gerais, por Redação

Governo assina acordo contra greve da Anvisa em oito Estados

Oito acordos de cooperação foram oficializados entre Estados e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nos últimos quatro dias, em uma tentativa de contornar a greve dos servidores da agência, iniciada em 16 de julho.

Notícias Gerais, por Redação

Pequenos investidores não sairão da poupança tão cedo, mas há boas alternativas

Os pequenos investidores não sairão correndo da caderneta de poupança apenas por conta da mudança na rentabilidade que entrou em vigor no último dia 4, na opinião de especialistas em investimentos.

Notícias Gerais, por Redação

Programa nos EUA consegue detectar dor de pacientes

Um grupo de pesquisadores da Universidade Stanford, na Califórnia, desenvolveu um programa de computador que avalia informações geradas pelo cérebro e detecta quando as pessoas sentem dor.

Deixe seu Comentário:

=