Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/08/2011

Luz na escuridão: ouro é visto como aplicação segura em épocas turbulentas

SÃO PAULO - Por ser considerado uma reserva de valor e por ser aceito em todo mundo, o ouro é visto como um investimento seguro em épocas turbulentas.

Na semana passada, enquanto os temores sobre uma possível recessão global - com a deterioração da crise fiscal na Zona do Euro e as dúvidas acerca da capacidade de recuperação da economia norte-americana - levaram o Ibovespa a despencar quase 10%, na sua pior semana desde novembro de 2008, o ouro fechou a semana com valorização de 2,86% e já acumula, em 12 meses, uma alta de 18,18%, diante de uma queda de mais de 22% do principal índice da bolsa no mesmo período.

Mas por que isso acontece?

Em épocas de incertezas, os investidores passam a buscar ativos tangíveis, reais, que transmitam segurança. Por isso o ouro é uma aplicação bem cotada em períodos de instabilidade no mercado financeiro.

Como investir
Existem duas formas de comprar ouro: na BM&F ou no mercado de balcão. Na bolsa, o investidor precisa ter uma conta em uma corretora de valores e os contratos são negociados em lotes-padrão de 250 gramas de ouro ou em lotes fracionários de 10g ou 0,225g.

Já a compra no mercado de balcão é mais simples e também pode ser feita em quantidades menores. No entanto, segundo especialistas, neste mercado os preços são um pouco maiores que o da Bolsa de Valores.

Por adequar-se ao bolso do investidor, o ouro como investimento é indicado a qualquer perfil de risco, desde o mais conservador ao mais agressivo, sempre pensando no médio e longo prazos.

Vantagens e desvantagens
A escassez do metal, por conta dos problemas que a extração causa ao meio ambiente, faz com que o preço da commodity suba, pois a oferta é menor do que a procura.

Essa escassez, no entanto, pode ser vista também como uma desvantagem, pois o preço pode ser manipulável.

Independentemente de vantagens e desvantagens, é necessário que a pessoa conheça e entenda o mercado antes de aplicar. Além disso, apesar de a possibilidade de investir pequenas quantidades, o ouro deve ser visto como parte de um portfólio, como forma de diversificação.

Fonte: www.infomoney.com.br - 08.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira cresce 2,7% em 2011

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou aumento de 2,7% em 2011 na comparação com 2010, informou nesta terça-feira, 6, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Notícias Gerais, por Redação

Brics apostam na cooperação em fontes de energia renovável

Os cinco países do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) vão incentivar o desenvolvimento da energia eólica e solar, "ponto fundamental e inevitável pelo esgotamento das fósseis e dos problemas ambientais", declarou

Notícias Gerais, por Redação

Americanos detidos no Irã serão libertados nesta quarta

Dois americanos detidos há dois anos no Irã, onde cumprem pena por espionagem, serão libertados nesta quarta-feira, informou a justiça iraniana.

Deixe seu Comentário:

=