Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/08/2011

Luz na escuridão: ouro é visto como aplicação segura em épocas turbulentas

SÃO PAULO - Por ser considerado uma reserva de valor e por ser aceito em todo mundo, o ouro é visto como um investimento seguro em épocas turbulentas.

Na semana passada, enquanto os temores sobre uma possível recessão global - com a deterioração da crise fiscal na Zona do Euro e as dúvidas acerca da capacidade de recuperação da economia norte-americana - levaram o Ibovespa a despencar quase 10%, na sua pior semana desde novembro de 2008, o ouro fechou a semana com valorização de 2,86% e já acumula, em 12 meses, uma alta de 18,18%, diante de uma queda de mais de 22% do principal índice da bolsa no mesmo período.

Mas por que isso acontece?

Em épocas de incertezas, os investidores passam a buscar ativos tangíveis, reais, que transmitam segurança. Por isso o ouro é uma aplicação bem cotada em períodos de instabilidade no mercado financeiro.

Como investir
Existem duas formas de comprar ouro: na BM&F ou no mercado de balcão. Na bolsa, o investidor precisa ter uma conta em uma corretora de valores e os contratos são negociados em lotes-padrão de 250 gramas de ouro ou em lotes fracionários de 10g ou 0,225g.

Já a compra no mercado de balcão é mais simples e também pode ser feita em quantidades menores. No entanto, segundo especialistas, neste mercado os preços são um pouco maiores que o da Bolsa de Valores.

Por adequar-se ao bolso do investidor, o ouro como investimento é indicado a qualquer perfil de risco, desde o mais conservador ao mais agressivo, sempre pensando no médio e longo prazos.

Vantagens e desvantagens
A escassez do metal, por conta dos problemas que a extração causa ao meio ambiente, faz com que o preço da commodity suba, pois a oferta é menor do que a procura.

Essa escassez, no entanto, pode ser vista também como uma desvantagem, pois o preço pode ser manipulável.

Independentemente de vantagens e desvantagens, é necessário que a pessoa conheça e entenda o mercado antes de aplicar. Além disso, apesar de a possibilidade de investir pequenas quantidades, o ouro deve ser visto como parte de um portfólio, como forma de diversificação.

Fonte: www.infomoney.com.br - 08.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Falhas e disputa com CRMs atrasam em 1 semana início de médicos do exterior

Governo anuncia que dará semana de 'acolhimento' nas capitais para profissionais formados em outro país, mas estratégia é ganhar tempo para resolver resistências ao programa, sobretudo na concessão de registros provisórios por conselhos

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia redução do imposto de importação para 232 itens

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta terça-feira (13) a redução do Imposto de Importação de 232 itens dos setores de mineração, petróleo, bens de capital e automotivo, entre outros, vinculados a mais de US$ 4,5 bilhões em investimentos, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Notícias Gerais, por Redação

Faturamento das pequenas empresas de SP cresce 10,6%

Na comparação anual, setembro foi um bom mês para as micro e pequenas empresas de São Paulo. Segundo a pesquisa Indicadores Sebrae-SP, o faturamento real, descontada a inflação, aumentou 10,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Notícias Gerais, por Redação

Prévia da inflação oficial acelera e sobe 5,24% em 1 ano

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) (prévia da inflação oficial do país) acelerou acima do esperado em julho ao registrar alta de 0,33%, ante avanço de 0,18% em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Fundos de investimento têm melhor janeiro desde 2002

A indústria de fundos teve captação líquida de R$ 17,1 bilhões em janeiro, com destaque para os investimentos em renda fixa. Foi o melhor desempenho desde março de 2011 e também o segundo melhor janeiro da série histórica da Associação Brasileira

Deixe seu Comentário:

=