Publicado por Redação em Dental - 22/10/2012

Mães preferem lenços fluoretados para higiene bucal de bebês

Escova de dentes, gaze umedecida ou lenços Oral Wipes? Qual seria a melhor forma de higienizar a boca do bebê depois da mamada? Esse foi o tema de uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia da USP (FO/USP). Para tirar a dúvida, o estudo entregou a cada mãe uma escova dental (fase 1), lenços Oral Wipes (fase 2) e gaze umedecida (fase 3). 
 
Embora todas as técnicas tenham se mostrado eficazes na remoção da placa dentária, a maioria das participantes, 48%, preferiram os lenços para fazer a higiene bucal infantil. Isso porque as mães acharam essa opção mais prática, já que basta colocar o lencinho no dedo e passar na gengiva do bebê.
 
Os 25 bebês que fizeram parte da pesquisa tinham alto risco de desenvolver cárie, uma vez que o aleitamento noturno era feito de maneira artificial, com uso de substâncias adoçadas e sem hábitos de higienização bucal noturna. 
 
Cárie de mamadeira
A pesquisa alerta para a importância da prevenção da cárie dentária na primeira infância. É nessa idade que ocorrem as conhecidas cáries de mamadeira. Muitas vezes a mãe não sabe que há a possibilidade do bebê ter a doença. Assim, a criança não recebe higienização após tomar o leite, principalmente durante a noite ou de madrugada. É nesse momento que o leite fermenta na boca. 
 
Segundo a dentista Luciana Saraiva, a cárie de mamadeira ocorre principalmente quando o bebê faz uso de mamadeira adoçada e quando o intervalo entre as mamadas não é controlado. “A mamadeira não pode ser usada como o paninho do bebê”, diz a especialista. Quando usada dessa forma, o carboidrato ficará sempre na boca e a saliva não consegue fazer seu papel de limpeza. 
 
“O importante é que o bebê seja inserido logo cedo em um programa odontológico de acompanhamento que avaliará o risco à cárie e atuará para se correr o menor risco de aparecer as lesões”, alerta o odontopediatra José Eduardo de Oliveira Lima.  
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Sete dicas para os pais ajudarem na saúde bucal de seus filhos

Todo pai quer ver os filhos sorrindo. Mas nem todos sabem o que fazer para que esse sorriso seja saudável por muito tempo. Ensinar bons hábitos de higiene oral desde os primeiros anos de vida tem se provado fundamental para que a criança se desenvolva com dentes fortes e livres de cáries.

Dental, por Redação

Sensibilidade nos dentes, entenda

Quando escovamos os dentes, consumimos comidas e bebidas ácidas temos aquela aflição, pois sentimos os dentes sensíveis. Este problema afeta cerca de 40 milhões de adultos só nos Estados Unidos.

Dental, por Redação

Dedique tempo para escovar os dentes

O ato de escovar os dentes não é a hora predileta do dia de muita gente. Apesar de a higiene bucal tomar poucos minutos do dia e ser essencial para a saúde, falta paciência para dedicar a atenção adequada para esse momento.

Dental, por Redação

Assistência odontológica no SUS aumenta 15 vezes

Com o Brasil Sorridente, quantidade de atendimentos salta de 10 milhões para 150 milhões de pessoas. Cobertura populacional do programa cresce 400%. Avanços são apresentados no Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião Dentista

Deixe seu Comentário:

=