Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/05/2011

Maioria da população é contra publicidade dentro de escolas

Pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que 56% da população é contra a publicidade de empresas dentro das escolas. O estudo foi encomendado pelo Instituto Alana, que desenvolve o projeto Criança e Consumo.

Dos cidadãos que têm filhos, 59% se opõem à propaganda, contra 49% dos que não são pais e que também não são a favor da publicidade. Na análise por renda, as classes C, D e E mostram os maiores índices de desaprovação da publicidade em escolas, de 60%.

O Projeto Criança e Consumo desenvolve ações no sentido de despertar a consciência crítica da sociedade brasileira a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes.

Motivos
Entre os principais motivos apontados para a desaprovação está, em primeiro lugar, o fato de a escola não ser lugar de vender produtos, resposta de 33% dos 2.061 entrevistados. Para 23%, publicidade não tem nada a ver com educação.

Outros dois motivos que também justificam a desaprovação são que a criança pode ser levada a consumir produtos que não são bons para ela e que não estão preparadas para tomar decisões sobre quais produtos devem consumir.

Análise do resultado
De acordo com a advogada e coordenadora geral do Criança e Consumo, Isabella Henriques, os dados mostram que, em sua maioria, a população está preocupada com o bombardeio comercial presente no espaço educacional.

A advogada ainda esclarece que o motivo para a realização da pesquisa foi o aumento das denúncias de pais preocupados com ações de empresas em escolas. Vale lembrar que no País não há uma legislação que aborde o assunto, apenas propostas de regulamentação.

Em âmbito federal, o projeto de lei 87/2011 acrescenta a seguinte frase no artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor: “É proibida toda forma de publicidade de produtos e serviços dentro das escolas de educação básica”.

Fonte: web.infomoney.com.br | 24.05.11 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Atividade do comércio se recupera e cresce 1,4% em março

O movimento de consumidores nas lojas do País aumentou 1,4% em março na comparação com fevereiro, descontando efeitos sazonais, informou nesta quinta-feira a Serasa Experian. Em relação a março de 2012, a atividade varejista avançou 13,4%.

Deixe seu Comentário:

=