Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/04/2012

Mantega garante continuidade de estímulos para expansão interna

Durante a abertura da terceira edição da Automec – feira internacional do setor de autopeças -, realizada nesta terça-feira (10), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo continuará a estimular a expansão do mercado interno, destacando sua importância para o crescimento da economia brasileira.

Segundo o ministro, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deve registrar um crescimento acima de 4% em 2012, superando as estimativas do mercado, que giram em torno de 3,2%, conforme revelado pelo Banco Central na sessão anterior, além da expectativa de crescimento em torno de 3% para a economia mundial neste ano.

Câmbio e juros sob controle
Em relação ao câmbio, Mantega afirmou que o governo brasileiro continuará adotando uma política contra a valorização do real frente ao dólar, para garantir a competitividade da indústria nacional. “Se houver necessidade, novas medidas poderão ser tomadas”, afirmou.

O ministro ainda espera que os bancos privados também reduzam as taxas de juros e aumentem os financiamentos, com o objetivo de incentivar o crescimento da economia do país. Desta forma, as instituições privadas devem seguir a linha adotada pelo Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que reduziram os juros cobrados aos consumidores, como estratégia do governo de forçar uma maior competição no mercado neste sentido.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Gasto de brasileiro no exterior sobe 11,5% e soma US$ 6 bilhões no 1º tri

  No mês de março, valor gasto no exterior foi de US$ 1,87 bilhão. Números foram divulgados nesta quarta (24) pelo Banco Central.

Notícias Gerais, por Redação

Apesar de avanços, Brasil continua em baixa em índices globais

Em 2011, o Brasil melhorou sua posição na maioria dos rankings internacionais que medem diferentes aspectos do desenvolvimento, mas, por trás de pequenos avanços, o País ainda tem desempenho fraco quando comparado a nações do chamado mundo desenvolvido.

Deixe seu Comentário:

=