Publicado por Redação em Dental - 18/06/2012

Mau hálito pode ser eliminado

O mau hálito (halitose) incomoda tanto o paciente, como quem está perto dele. A dentista e professora do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Neli Pieralisi afirma que, quando a doença é de origem bucal, pode ser resultado de má higiene dos dentes, gengiva, língua e de próteses dentárias.

Há casos em que o problema é resultado de focos infecciosos como doenças de gengiva, úlceras ou lesões na mucosa e, ainda aparecer após cirurgias.

"A boca seca também deve ser considerada, aquela promovida por hábitos irregulares nos horários de alimentação, com longo intervalos, muitas vezes devido as dietas", acrescenta.

Neli lembra que é normal um hálito mais forte ao acordar provocado pela secura bucal e acúmulo de placa bacteriana durante a noite. Todas essas condições podem estar acompanhadas por bactérias que produzem substâncias químicas com odor fétido.

Por outro lado, a halitose pode ter origem sistêmica na garganta, doenças respiratórias e gastrointestinais, diabetes, falência renal e do fígado, ou vir de fatores psicogênicos.

Idosos
Aproximadamente 30% dos adultos acima de 60 anos se queixam de halitose. No geral, além dos fatores regulares, a redução hídrica e o uso contínuo de alguns medicamentos levam à secura bucal, favorecendo o acúmulo de placa bacteriana.

Fonte: www.odiario.com/


Posts relacionados

Dental, por Redação

Ações por um futuro livre de cárie já se tornam realidade na América Latina

Líderes mundiais em saúde bucal se reuniram na semana em que se inicia um dos mais importantes congressos da área odontológica - realizado plea International Association for Dental Research (IADR) -

Deixe seu Comentário:

=