Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 01/03/2012

Medicamentos são não-vegetarianos e pacientes não sabem

Remédio de origem animal

Pessoas que optam por não comer produtos de origem animal podem não estar cientes de que o estão fazendo a contra-gosto ao ingerir medicamentos comuns.

Vários comprimidos e remédios líquidos usam gelatina, derivada de ossos e peles de animais.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido mostrou que um quarto dos pacientes aos quais esses medicamentos foram receitados estava ingerindo os derivados de animais contrariamente às suas próprias crenças.

Uso de ingredientes não-animais

Para o representante das indústrias farmacêuticas, caberia aos consumidores procurar saber tais informações:

"Se o paciente não tem certeza se um ingrediente é derivado de origem animal, ele pode procurar o conselho do seu farmacêutico ou contatar a empresa fabricante do produto," disse o porta-voz.

Segundo ele, há uma tendência na indústria farmacêutica em evitar o uso de derivados animais nos remédios, mas "há ocasiões onde a natureza do produto, ou a qualidade ou questões de segurança, impedem o uso efetivo de ingredientes não derivados de animais".

Contém carne

Há muitos ingredientes em comprimidos, cápsulas e outros remédios que não são parte ativa do medicamento, ajudando apenas, por exemplo, a dar consistência ou firmeza ao medicamento.

Os pesquisadores afirmam que até 40% dos participantes do estudo afirmaram preferir não ingerir produtos de origem animal, seja por serem vegetarianos, seja por razões culturais ou religiosas.

Ainda assim, a maioria deles afirma preferir tomar o remédio com ingredientes animais, caso não haja uma alternativa.

Os pesquisadores recomendam que as empresas farmacêuticas adotem uma espécie de lista de ingredientes usados nos medicamentos, de forma similar ao que ocorre com os produtos alimentícios.
 

Fonte: Diario da Saúde


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Amamentação é essencial para desenvolvimento oral

Que o aleitamento materno traz inúmeros benefícios para a saúde do bebê já é fato conhecido por todas as mães. Mas o que muitas ainda não sabem é que o ato de mamar também traz vantagens para o desenvolvimento oral da criança, pois a sucção correta pode garantir uma melhor respiração e progressão orofacial dos pequenos.

Saúde Empresarial, por Redação

Sites para agendamento de consultas médicas começam a aparecer no Brasil

Marcas consultas médicas pela internet ainda não é prática recorrente no Brasil, mas algumas empresas já estão seguindo esse modelo, popularizado nos Estados Unidos pela ZocDoc,

Saúde Empresarial, por Redação

Programas de prevenção de planos de saúde crescem após 6 meses

Os programas de prevenção implementados pelas operadoras de planos de saúde cresceram após seis meses da vigência das Resoluções Normativas 264 e 265, que incentivam as operadoras a implementarem programas dessa natureza, segundo informam dados divulgados pela ANS

Saúde Empresarial, por Redação

Consulta no SUS poderá ser marcada por TV Digital

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) prepara para o mês de março aplicativos que servirão como teste para que pacientes marquem consultas pela TV Digital.

Saúde Empresarial, por Redação

6 mudanças que os médicos querem

CFM lança campanha "Luto pela Saúde" neste Dia do Médico que evidencia a insatisfação da classe. Além disso, uma série atividades está prevista. Confira!

Deixe seu Comentário:

=