Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/01/2012

Mercado espera nova queda da taxa básica de juros nesta semana

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam por uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para amanhã e quarta-feira. Atualmente, a taxa está em 11% ao ano. Para o fim de 2012, a expectativa é 9,5% ao ano, há cinco semanas. No final do próximo ano, a previsão é de 10,25% ao ano. Essas projeções estão no boletim Focus, publicação semanal do BC elaborada com base em estimativas de analistas do mercado financeiro para os principais indicadores da economia.

Segundo analistas, o agravamento da crise externa e, por consequência, a perspectiva de menor crescimento econômico, são os fatores que devem levar o Copom a reduzir mais uma vez a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual. Nas reuniões de agosto, outubro e novembro do ano passado, o BC reduziu a Selic nesse patamar.

O Copom reduz a Selic para estimular a atividade econômica. No sentido oposto, a Selic é elevada quando a autoridade monetária avalia que a economia está muito aquecida, com elevação dos preços. Então, o Copom sobe a taxa para incentivar a poupança, desestimular o consumo e segurar a inflação.

De acordo com as previsões do Focus de hoje, a expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2012, caiu pela sétima semana seguida, ao passar de 5,31% para 5,30%. Para 2013, a expectativa foi mantida em 5%. Essas projeções estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%.

Fonte:economia.terra.com.br|16.01.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo federal cortará até R$ 15 bilhões em despesas, diz Mantega

Medida foi antecipada pelo ministro, em entrevista ao Bom Dia Brasil. Objetivo é cumprir a meta de economia para o pagamento de juros.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa tem alta de 0,68%; dólar marca R$ 1,76

Os mercados financeiros ficarão atentos nesta segunda-feira à situação na Europa, principalmente na Itália e na Grécia. No Brasil, o volume de negócios deve ser reduzido por causa do feriado da Proclamação da República na terça-feira (15).

Deixe seu Comentário:

=