Publicado por Redação em Dental - 08/02/2013

Ministério libera implantação de 43 novas equipes de saúde bucal no Ceará

Cinco municípios cearenses foram credenciados para receber recursos destinados à saúde bucal pelo  Ministério da Saúde.

Serão 43 novas equipes no âmbito da Estratégia Saúde da Família, para os municípios de Aquiraz, Arneiroz, Jucás, Iracema e Santa Quitéria.

A implantação de cada equipe custará R$ 7 mil e será repassado em parcela única do Fundo Nacional de Saúde diretamente ao Fundo Municipal de Saúde. As equipes receberão recursos mensais para custeio e equipamentos odontológicos, após a implantação.

As equipes de saúde bucal são compostas basicamente de duas maneiras. A modalidade I possui um cirurgião dentista e um auxiliar de saúde bucal ou técnico em saúde bucal. A modalidade II tem e um cirurgião dentista, um auxiliar de saúde bucal e um técnico.

Em todo o Brasil, serão implantadas 338 novas equipes. Caso todas as equipes sejam implantadas, a previsão é que sejam gastos R$ 2,3 milhões.

Lista dos municípios beneficiados

- Aquiraz
19 equipes na modalidade I

- Arneiroz
3 equipes na modalidade I

- Iracema
1 equipe na modalidade I
4 equipes na modalidade II

- Jucás
7 equipes na modalidade I

- Santa Quitéria
9 equipes na modalidade I

Fonte: diariodonordeste.globo.com


Posts relacionados

Dental, por Redação

A boca no centro das atenções

A medicina não reparava muito nela e a odontologia cuidava apenas dos problemas localizados. Agora, as duas disciplinas se uniram para estudar a relação entre a saúde da boca e o que acontece no restante do organismo. E vice-versa

Dental, por Redação

Cárie em dentes de leite pode estar ligada a obesidade e más escolhas alimentares

Um estudo com crianças pequenas que estavam tendo os dentes de leite tratados em decorrência de cárie mostrou que 28 % delas tinham percentil de índice de massa muscular acima de 85% - uma indicação de que a criança está acima do peso ou obesa.

Deixe seu Comentário:

=