Publicado por Redação em Dental - 27/02/2013

Mito ou realidade: é preciso escovar o dente três vezes por dia?

Embora poucas pessoas questionem a importância de se escovar os dentes, muitas têm dúvidas em relação à frequência com que devem fazê-lo: seria necessário escovar a cada refeição, ou bastaria escovar uma ou duas vezes por dia?

“Três vezes por dia é o melhor”, opina o dentista Michael Sesemann, presidente da Academia Americana de Odontologia Estética. Se houver muito tempo entre uma escovação e outra, diz, pode ocorrer a formação de placa bacteriana, o que elevaria o risco de inflamação na gengiva, além de outros problemas odontológicos. O cirurgião dentista Marcelo Rezende concorda com a recomendação: pelo menos três vezes por dia, após as refeições e antes de ir dormir – se você costuma fazer mais de três refeições diárias, porém, considere a ressalva de Sesemann: “Mais do que quatro escovações diárias poderia começar a parecer compulsivo”.

Porém um estudo do governo britânico feito com 13 mil crianças em 1975 concluiu que não há impacto entre frequência da escovação e cáries. Apesar de três escovações serem mais seguras para manter a boca saudável muitos dentistas sabem que vários de seus pacientes tem uma boa saúde bucal escovando os dentes apenas uma vez ao dia. A freqüência da escovação tem menos impacto do que o cuidado em fazer uma escovação meticulosa para alcançar todas as superfícies e inibir a formação de placa.

Logo após a refeição uma fina barreira é formada para proteger os dentes. O problema é que ela é um meio bom para certas bactérias se aderirem, formando placa. A maturação da placa normalmente leva 24h, portanto escovando os dentes uma vez ao dia é possível inibir que ela se estabeleça nos dentes.

A recomendação de duas ou três escovadas ao dia ocorre por não ser possível garantir que todo paciente atinja 100% da área dos dentes em uma única escovação diária. Para melhores resultados os dentistas aumentam o tempo de exposição dos seus dentes à escova, reduzindo as chances de formação de placa.

O excesso de escovação pode expor a raiz dos dentes, especialmente se for feita com força e intensidade.

Quanto ao tempo, ele recomenda que se escove os dentes durante dois minutos (para tornar a tarefa menos maçante, Sesemann sugere que você faça alguma outra atividade durante a escovação, como assistir TV).

Fonte: hypescience.com


Posts relacionados

Dental, por Redação

Botox pode ser usado para problemas bucais

A Toxina Botulínica, famoso botox, já é velho conhecido de pessoas que querem evitar os sinais da idade, como rugas e flacidez. Mas, além de ajudar em questões estéticas, a substância já é usada para melhorar problemas de saúde bucal.

Dental, por Redação

Seminário vai discutir vantagens do flúor na água para a saúde bucal

A Secretaria de Estado da Saúde e a Sanepar promovem nesta segunda-feira (11), no Canal da Música, em Curitiba, o seminário "2012 - 30 anos da expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná".

Dental, por Redação

Hábitos, doenças e alimentos podem danificar o sorriso

Doces: o que acontece quando comemos doces é que são produzidos ácidos para processar açúcares, incluindo os encontrados nos carboidratos. As substâncias afetam o esmalte dos dentes, o que pode levar a cáries e problemas na gengiva.

Dental, por Redação

Como superar o medo de dentista?

Medo de dentista é um sentimento normal. Contudo, ele pode se transformar numa fobia. Segundo informações, em torno de 4 a 10% da população tem medo de dentista e uma parcela desses apresenta a fobia.

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=