Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/04/2011

Movimento médico: Paralisação nacional em 7 de abril de 2011

Segundo o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), médicos de todo o Brasil paralisarão suas atividades em 7 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, para esclarecer a opinião pública sobre os problemas recorrentes do sistema suplementar, principalmente, no que diz respeito aos valores pagos pelas operadoras de saúde aos serviços médicos.

O movimento é organizado pela Associação Paulista de Medicina (APM), Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Sindicato dos Médicos de São Paulo, Academia de Medicina de São Paulo e Sociedades de Especialidade no Estado e contará com o apoio de representantes dos usuários, hospitais e clínicas, parlamentares médicos, acadêmicos de medicina e diversos outros segmentos da sociedade envolvidos na saúde suplementar.

Não é possível mensurar o impacto desta paralisação, pois não sabemos tratar-se de algo pontual ou contínuo, como ocorrido em 2003/2004. Outro ponto relevante diz respeito à amplitude da paralisação, se ocorrerá em todas as especialidades ou apenas em determinados setores. Uma questão está clara neste movimento: caso os valores discutidos e propostos sejam considerados nas negociações futuras de custos, os impactos serão fortemente sentidos pelas operadoras e, consequentemente, pelos clientes nos repasses de tais aumentos.

Visto a falta de informação das operadoras sobre os impactos no atendimento aos usuários em sua rede e quais operadoras poderão ser mais afetadas, sugerimos que os usuários somente utilizem os recursos médicos no dia 07/abril/2011 em casos de urgência/emergência (acidentes ou risco de morte).  Pacientes com atendimentos eletivos, consultas e cirurgias pré agendadas, devem verificar se os médicos aderirão à paralisação ou não, antes de dirigirem-se aos hospitais e consultórios.

Assim que tivermos maior clareza dos impactos e duração do movimento, informaremos possíveis desdobramentos.

Fonte: Towers Watson


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

InCor vai orientar médicos do SUS no diagnóstico de doenças cardiovasculares

Especialistas do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas de São Paulo vão ajudar a diagnosticar doenças cardiovasculares em até 200 unidades de saúde do país.

Saúde Empresarial, por Redação

Mutirão atenderá pacientes com dor de cabeça crônica em 11 Estados

As pessoas que sofrem com dor de cabeça crônica podem fazer uma consulta neurológica gratuita, com especialistas, neste fim de semana (1º e 2 de junho).

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil precisa investir no tratamento de doenças negligenciadas

O Estado brasileiro precisa adotar medidas de estímulo à produção e ao desenvolvimento de medicamentos para o tratamento das chamadas doenças negligenciadas, que são aquelas que ocorrem principalmente em países pobre ou populações de baixa renda, r

Saúde Empresarial, por Redação

Descoberta molécula que protege contra insuficiência cardíaca

Uma equipe de cientistas brasileiros e norte-americanos desenvolveu uma molécula capaz de estabilizar e até mesmo reverter o processo degenerativo que ocorre na insuficiência cardíaca.

Deixe seu Comentário:

=