Publicado por Redação em Previdência Corporate - 03/07/2012

Novo plano de previdência garante investimento sustentável

Um novo tipo de plano de previdência garante investimento lucrativo, a partir de empresas com preocupações sociais e ambientais. A intenção é garantir que as pessoas possam acumular renda com a segurança de que as companhias que receberão o dinheiro atendem a padrões de sustentabilidade, se comprometendo com o futuro do planeta.

"A pessoa guarda dinheiro por vinte ou trinta anos e quer também ter um mundo razoável para viver lá na frente", afirma o diretor da Keyassociados, Fernando Lopes, consultoria que ajudou a formatar a Previdência Sustentável. Segundo ele, é o primeiro produto do gênero no Brasil. A expectativa é deter 1% da previdência do País até 2015.

"É um investimento a longo prazo, por tanto o gestor do dinheiro tem de olhar não só para a rentabilidade instantânea, mas também nos impactos da empresa nos próximos anos. Com isso, é possível saber se o dinheiro vai para um frigorífico que desmata ou não", afirma Lopes.

Para entrar para a carteira de investimentos da Previdência Sustentável, as empresas passam por um processo de seleção. O primeiro aspecto analisado é o setor de atuação. Áreas que são consideradas contrárias à sustentabilidade, como as indústrias do cigarro e bélica, estão excluídas. Em seguida, são selecionados setores econômicos nos quais ações no caminho da sustentabilidade são consideradas valores agregados, como o de energia renovável. As empresas dos setores selecionados passam também por uma análise qualitativa e quantitativa com mais de 140 indicadores.

O processo seletivo é feito para assegurar o comprometimento com questões sociais e ambientais, mas também para garantir a rentabilidade do investimento. Segundo Lopes, estudos mostram que empresas comprometidas com a sustentabilidade tendem a ter maior rentabilidade no longo prazo. Um exemplo é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa que, de 2005 até maio deste ano, apresentou rentabilidade acumulada de 114,60%, contra 70,73% do Ibovespa.

Lopes destaca ainda a transparência como um dos principais pontos positivos desse tipo de investimento. Os participantes receberão relatórios periódicos com informações sobre os resultados socioambientais das atividades realizadas pelas empresas selecionadas. Com isso, ele também acredita ser possível aumentar a pressão por melhorias na gestão das empresas. "Essa integração da sociedade com o investidor é fundamental para mudar a gestão das empresas."

Fonte: Terra


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência e doações garantem desconto no IR 2013

Os contribuintes que realizam a declaração do Imposto de Renda (IR) pelo modelo completo podem aproveitar os últimos dias de dezembro para reduzir o imposto devido ao Fisco ou elevar o valor a ser restituído em 2013.

Previdência Corporate, por Redação

Lei de acesso: sic da previdência é o segundo mais procurado dentro do governo federal

Da Redação (Brasília) No próximo dia 16 de setembro, o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) da Previdência Social (MPS, INSS e Previc) completa quatro meses em funcionamento.

Previdência Corporate, por Redação

Faço plano de previdência ou invisto por conta própria?

Dúvida do internauta: Tenho 22 anos, trabalho com carteira assinada há mais de três anos e pretendo iniciar neste ano uma programação para aposentadoria complementar ao INSS.

Previdência Corporate, por Redação

Novo fundo de previdência é prioridade na Câmara

Após quase dois meses de recesso parlamentar, alongado pelo feriado de Carnaval, o Congresso só retoma, de fato, os trabalhos na semana que vem. A Câmara votará o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público (Funpresp),

Previdência Corporate, por Redação

Quanto vale seu patrimônio na hora de se aposentar?

Que tal se aposentar aos 65 anos e dispor de R$ 5 mil para gastar todos os meses, como bem entender, até os 85 anos de vida? Melhor ainda se o seu padrão de vida antes da aposentadoria já era de R$ 5 mil, ou seja, não será necessário cortar gastos.

Deixe seu Comentário:

=