Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/03/2013

Número de empresas tocadas por mulheres sobe 21% em dez anos

A qualificação profissional está ajudando muitos brasileiros a abrir o próprio negócio, e boa parte desses novos empreendedores é de mulheres.

A qualificação profissional está ajudando muitos brasileiros a abrir o próprio negócio, e boa parte desses novos empreendedores é de mulheres.

O mestrado em gestão foi o impulso que faltava. Há sete anos, a empresária Wilsa Atella virou sócia de uma empresa que trabalha com medição de ondas e marés, informações úteis para a exploração de petróleo. Para ela, o mar deu peixe: crescimento de 30% ao ano, com projetos no Brasil e no exterior.

“É uma surpresa a cada dia, uma caixinha de surpresas que a gente abre a cada dia que chega aqui na empresa, mas valeu a pena”, conta Wilsa.

Hoje são sete milhões de brasileiras empresárias. O número de homens empreendedores continua sendo maior. Mas, em dez anos, a quantidade de empresas tocadas por mulheres subiu 21% - mais que o dobro do registrado entre eles.

“As mulheres estão cada vez mais empreendendo por oportunidade, por desejo, não apenas por necessidade. Têm o seu dinheiro, seu tempo, cada vez mais decidir a sua própria vida”, afirma Luiz Barreto, presidente do Sebrae Nacional.

Esse é um dos temas do Congresso Global de Empreendedorismo, que começou nesta segunda no Rio, com participação de 140 países.

“É um jeito diferente de fazer a gestão. É um jeito que prioriza mais o relacionamento com as pessoas, e isso é bom não só para o futuro da empresa, mas para o relacionamento da empresa com os seus funcionários, com os seus fornecedores e com os seus clientes”, aponta Juliano Seabra, diretor da Endeavour.

Foram 15 anos prestando serviço para empresas do setor financeiro até a empresária Fernanda de Lima ganhar coragem e arriscar. Hoje é dona de uma corretora que atua na compra e venda de ações, títulos. Um mercado que ainda é bem masculino.

“O sucesso para ser um empreendedor feliz é aprender a ouvir não, aprender a errar e ter coragem para dar mais um passo”, conclui a empresária.

Fonte: g1.globo.com


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Déficit nas contas externas sobe 72% no ano e atinge recorde de US$ 43,5 bi

Já os investimentos estrangeiros diretos atingiram US$ 30 bilhões de janeiro a junho, informou o BC

Notícias Gerais, por Redação

Federação de médicos rompe com governo e recorre ao STF contra MP

A Fenam (Federação Nacional dos Médicos), que agrega entidades médicas sindicais, anunciou que vai deixar seis comissões que integra na esfera do governo federal e outros cinco colegiados do Conselho Nacional de Saúde (órgão vinculado ao Ministério da Saúde).

Notícias Gerais, por Redação

Com medidas do BCE, Mantega diz haver luz no fim do túnel para crise

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, se mostrou satisfeito nesta quinta-feira com as novas medidas tomadas pelo BCE (Banco Central Europeu) para conter a crise da dívida que assola a zona do euro.

Deixe seu Comentário:

=