Publicado por Redação em Dental - 17/07/2012

O que é cárie de mamadeira?

O hábito de amamentar ou alimentar o bebê com mamadeira de leite, chá ou qualquer líquido com açúcar ou mel, principalmente ` noite, pode provocar cárie de mamadeira.

Os primeiros sinais são manchas brancas e opacas, muitas vezes não percebidas pelos pais. Em geral, afetam os dentes anteriores superiores e inferiores, pois é neste local que o leite fica estagnado durante a noite.Em pouco tempo, estas manchas formam cavidades e levam a cáries grandes. O tratamento é importante, pois uma infecção no dente de leite, pode alterar a formação do dente permanente.

Para evitá-la, o ideal é não oferecer mamadeiras durante a madrugada e limpar bem os dentinhos da criança após a última mamada.

A melhor forma de higienizar a boca do bebê, é usar uma gaze embebida em água filtrada e passá-la delicadamente na gengiva. Depois que os dentes nascem, devem ser escovados com uma escova de cerdas macias.

Fonte: odontodicas


Posts relacionados

Dental, por Redação

Água de coco hidrata e contribui para saúde dos dentes

Além de uma deliciosa bebida refrescante, a água de coco hidrata a boca, mantém o fluxo salivar equilibrado, previne o mau hálito e preserva a gengiva

Dental, por Redação

Mantenedores de espaço podem ajudar os dentes permanentes a crescerem na posição certa

Os dentes decíduos geralmente começam a aparecer quando o bebê tem entre 6 meses e um ano de idade. Os dentes decíduos ajudam as crianças a mastigar e falar. Também mantêm o espaço na mandíbula e maxila para os dentes permanentes que estão se desenvolvendo em baixo das gengivas.

Dental, por Redação

Botox, CFO e uma polêmica na odontologia

Com base em uma resolução publicada nesta segunda-feira (5), no DOU (Diário Oficial da União), o Conselho Federal de Odontologia proibiu o uso de botox e do ácido hialurônico por dentistas, para fins estéticos.

Deixe seu Comentário:

=