Publicado por Redação em Dental - 23/03/2015

Odontologia do trabalho

Quando o assunto é segurança do trabalho, empresários e trabalhadores sabem que em muitos casos a medida é obrigatória. O que poucos sabem é da tramitação de um projeto de lei que pode garantir a inclusão da odontologia em exames periódicos, admissionais e demissionais para empresas com mais de cem funcionários. Em um primeiro momento, a medida pode até parecer que será mais um gasto em meio a tantos, mas levando em conta o retorno que esse procedimento trará, a satisfação será certeza.
 
Quando for lei, a obrigatoriedade trará resultados positivos a empregados e empregadores, já que estudos apontam que cerca de 40% das faltas no trabalho são por questões odontológicas. Esse dado comprova que é preciso dar mais atenção a essa área. Empresas podem aumentar a produtividade tendo como aliada a odontologia do trabalho, seja na admissão ou demissão de funcionários, seja na elaboração de campanhas e programas para educação dos trabalhadores quanto a acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e educação em saúde.
 
Diminuir a abstenção, melhorar a saúde bucal dos trabalhadores, prevenir doenças e, com isso, aumentar a produtividade são os principais objetivos da odontologia do trabalho. Especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia há nove anos e que deve se tornar obrigatória, já que tramita na Câmara dos Deputados desde 2007 e atualmente conta com apoio de mais de 20 deputados que já votaram isoladamente.
 
Os benefícios para o trabalhador são inúmeros e dispensa apresentações, já que diagnóstico precoce e prevenção ainda são o melhor remédio, seja para doenças bucais ou outras. São as vantagens para as empresas que precisam ser mais esclarecidas. É preciso ter em mente que esse investimento pode trazer ainda mais segurança, seja no momento da contratação ou na análise de atestados de afastamento, por exemplo, já que o profissional especializado em odontologia do trabalho tem também a função de realizar auditorias.
 
Com a obrigatoriedade da inclusão da odontologia como item da segurança do trabalho, os empresários e trabalhadores terão no profissional dentista um aliado para garantir a saúde bucal.
 
Fonte: ClicRBS - Rio Grande do Sul

Posts relacionados

Dental, por Redação

Aprenda quais cuidados se deve ter com aparelho fixo

Cada vez mais, os aparelhos ortodônticos se espalham pelos sorrisos, não só de crianças, como de adultos. Além de corrigir o alinhamento dos dentes, o tratamento previne uma série de problemas relacionados com articulação dental incorreta.

Dental, por Redação

Refrigerantes têm efeitos catastróficos sobre dentes

Pesquisa mostra que, dependendo da freqüência de ingestão do produto, há perdas proporcionais e irreversíveis da estrutura superficial tanto do esmalte como da dentina. Saliva só é capaz de reverter parcialmente os efeitos.

Deixe seu Comentário:

=