Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/08/2014
Pagar FGTS traz gasto extra em demissão de empregados domésticos
Uma das normas que depende de regulamentação no caso de empregados domésticos, o recolhimento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) continua sendo opcional.
Mas o empregador deve prestar atenção a um custo extra que fazer essa opção acarretará: pagamento de multa em caso de demissão sem justa causa do empregado doméstico.
"Se o empregador recolher o FGTS, terá de pagar a multa de 40% do saldo ao doméstico em caso de dispensa sem justa causa", afirma Gildo Freire de Araujo, vice-presidente de Finanças do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo. "Se ele não depositar o FGTS, a multa não é devida."
O advogado Giancarlo Borba, sócio da área trabalhista da Siqueira Castro Advogados, elenca outro ponto em relação ao FGTS para domésticos. "Uma proposta em discussão prevê que o empregador já faça, a cada mês, um depósito proporcional da multa que teria que pagar em caso de dispensa sem justa causa", afirma.
Quando a regulamentação da lei das domésticas for aprovada, o FGTS deve passar a ser obrigatório.
Fonte: www.uol.com.br
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
As vendas no comércio varejista brasileiro registraram avanço de 0,8% em outubro frente a setembro, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (13).
Notícias Gerais, por Redação
Ao final do primeiro semestre de 2012, o segmento de fundos de investimento atingiu R$ 2,059 trilhões de patrimônio líquido, com o total de 11,948 mil fundos, sendo 102 abertos somente no mês de junho.
Notícias Gerais, por Redação
Foi novamente adiada a reunião entre governo e centrais sindicais para discutir a isenção do imposto de renda na PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). A reunião estava marcada para esta quarta-feira (30), mas passou para amanhã.
Notícias Gerais, por Redação
O Brasil está sofrendo mudanças na estrutura etária de sua população, apresentando neste início do século XXI um rápido envelhecimento populacional.
Notícias Gerais, por Redação
A maior feira mundial de tecnologia exibirá laptops finíssimos, novos e poderosos celulares inteligentes e requintados televisores de telas planas, mas a conversa nos grandes pavilhões da Consumer Electronics Show (CES), que começa nesta segunda-feira, pode girar em torno futuro do evento.
Notícias Gerais, por Redação
Apesar do agravamento da crise econômica mundial nos países desenvolvidos, os empréstimos de bancos e outras instituições financeiras aos consumidores brasileiros deverão aumentar em 2012, só que em ritmo mais lento que o verificado em 2011.-
Deixe seu Comentário: